Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 15 de outubro de 2013

Suor como remédio contra artose

Artrose lombar
Quase 50% dos pacientes submetidos à rotina de exercícios melhorou da doença sem precisar de cirurgia
 

A oficial administrativa aposentada Lourdes Pimentel Buti, de 81 anos, esperou mais de dez anos na fila da cirurgia ortopédica de artrose (doença degenerativa das articulações) para seus dois joelhos.

A dor era tanta que ela tinha de andar apoiada de ambos os lados para que as pernas sustentassem seu corpo.

Atualmente, Lourdes cozinha, passa as roupas e as coloca no varal, mantém a casa limpa e sobe os 34 degraus que a levam da calçada até a porta de sua residência sem medo da dor.

A aposentada desistiu da cirurgia após entrar em um grupo de medicina esportiva no  Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual). “Perdi um pouco de peso e minhas pernas ficaram mais fortes e, por isso, percebi que não tinha mais necessidade de fazer a operação”, explica.


Dona Lourdes (81) ficou na fila 10 anos para operar joelho, mas dessistiu
Marcello Palhais/Diário SP
Dona Lourdes (81) ficou na fila 10 anos para operar joelho, mas dessistiu
A aposentada foi um dos 42 pacientes que participaram de uma pesquisa do setor de medicina do esporte no Iamspe. “Todos estavam na fila para a cirurgia de prótese de joelho e propusemos que eles passassem por um programa de ginástica de seis meses sob nossa orientação”, explica o médico Samir Salim Daher, coordenador da pesquisa. “O resultado foi melhor do que o esperado, pois 19 pacientes desistiram da cirurgia, o que representa um índice de 45%”, relata Daher.

Saúde e exercício
Outro estudo também coordenado pelo médico do esporte do Iamspe e obtido com exclusividade pelo DIÁRIO tem a ver com a saúde de idosos e a quantidade de exercícios que eles praticam. Durante um ano, foram analisados dois grupos de pacientes com média de idade de 79 anos. O primeiro, com 48 idosos, praticou atividade física durante seis meses. Já o segundo, com 44, abriu mão dos exercícios nesse mesmo período.

O levantamento constatou redução de 35% no uso do hospital com consultas, exames e internações no pronto-socorro por parte do grupo que praticou atividade física, comparado ao sedentário
 
Mais...
 
Mais leitos desocupados
Para o médico do Iamspe e coordenador dos estudos, Samir Salim Daher, a prevenção, por meio das atividades físicas, também traz vantagens aos pacientes e às unidades hospitalares, desocupando leitos e evitando a realização de procedimentos de maior complexidade. “Para um hospital do tamanho e importância do Hospital do Servidor, onde 60% dos pacientes internados são da terceira idade, a prevenção pode beneficiar outras pessoas que necessitam de atendimento médico.”

Idosos do sexo masculino sofrem mais
A artrose é a degeneração das articulações que protegem os ossos e pode causar redução da capacidade de movimentar membros do corpo (quando em estado menos avançado) ou rigidez. O grupo mais afetado por esse tipo de doença está na faixa etária de 65 anos ou mais e os homens têm ainda mais predisposição.
 
Rede Bom Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário