Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

8 respostas sobre absorvente interno

É preciso fazer consulta com um ginecologista antes de
optar pelo absorvente interno
Posso usar mesmo sendo virgem? Ele pode ficar preso lá dentro? Falamos com especialistas e te ajuda a desvendar este tubinho que ainda é um bicho de sete cabeças
 
Apesar de ser a opção mais confortável para segurar o fluxo nos dias de menstruação, o absorvente interno pode ser um bicho de sete cabeças. Desde sobre o modo de o introduzir até o jeito de tirar, as perguntas sobre aquele tubinho de algodão inundam a nossa mente. Ele pode tirar a virgindade? E se ele ficar preso lá dentro? Falamos com especialistas e tira as suas principais dúvidas deste método, que nos garante o mergulho na piscina mesmo quando estamos “naqueles” dias.
 
Como faço para usar um absorvente interno pela primeira vez?
Segundo o Marcelo Steirn, doutor em ginecologia pela Unesp (Universidade do Estado de São Paulo), é preciso fazer uma consulta com um ginecologista antes de optar pelo absorvente interno. “Para o médico explicar direitinho o que é vagina, vulva e etc.”, fala o especialista. “Vira e mexe as meninas não sabem nem o que cólon do útero”. Tirar esse tipo de dúvida durante a visita pode ajudar até na hora de introduzir o absorvente pela primeira vez. “É preciso conhecer o próprio corpo”, explica o médico.
 
Posso usar mesmo sendo virgem?
Sim, dependendo do tipo de hímen que você tem. “No circular, você pode usar o absorvente sem problemas, mas em outros ele pode lacerar o hímen”, conta a Dra. Graciela Morgado. Mesmo que você tenha o formato que permita a introdução do tubinho, o ideal é que ele seja do tamanho mini. “Para não correr o risco de romper a pele”, afirma a médica.
 
O absorvente pode causar algum tipo de doença?
Não, se for usado corretamente. “Se ocorrer a troca a cada 4h, a higiene da vagina é mantida e não há risco de ocorrer infecções”, conta Marcelo. “Como o canal fica obstruído e há um acúmulo de sangue, o hábito de deixar o absorvente lá dentro durante muito tempo ajuda na proliferação de bactérias e fungos”, complementa Graciela. Se já estiver acontecendo corrimento e coceira na área da vulva, é melhor evitar o uso do tubinho.
 
O que é choque tóxico?
“O choque tóxico é quando, após ficar muito tempo no canal vaginal, o absorvente interno faz uma lesão, uma micro úlcera, e, por ela, uma bactéria chega à corrente sanguínea e causa uma infecção generalizada”, explica Graciela Morgado. Mas, antes de desesperar, saiba que esta reação é raríssima. “Acontece quando a menina esquece durante dois, três dias o absorvente dentro da vagina. Não quando ele fica uma hora a mais”, tranquiliza a ginecologista.
 
Qual é a melhor maneira de colocar o absorvente interno?
A que você achar mais confortável. “A tradicional é em pé, com uma perna em cima do assento sanitário”, diz o Dr. Marcelo. Mas você pode usar a sua imaginação. “Algumas meninas se sentem mais confortável deitadas, com as pernas flexionadas”, fala Dra. Graciela. “No entanto, também pode ser meio sentada, de cócoras. Só não pode ser em pé com os dois pés no chão”, finaliza.
 
Para escolher o tamanho, é preciso levar em conta
 seu fluxo menstrual
Como escolho o tamanho ideal?
Segundo Graciela, é preciso levar em conta o seu fluxo menstrual. “Se tiver muito sangue, use o maior. Quando estiver no fim, use o menor”, fala a médica. Já Marcelo diz que deve-se considerar, ainda, o tamanho de sua vagina. “Os maiores podem machucar as meninas que tem um canal mais curto”, afirma. Os dois especialistas concordam em uma coisa: você precisa ficar confortável após colocar o absorvente interno. “Se estiver incomodando, é porque alguma coisa está errada”, diz Steirn.
 
O absorvente pode ficar preso dentro da vagina?
Não. “E mesmo que você não consiga achar a cordinha e retirá-lo, é só ficar calma e ir até um ginecologista”, acalma Graciela. Ela lembra que, por mais que achemos que o tubinho pode ficar perdido dentro de nosso corpo, ele não tem muito para onde ir. “A vagina é uma rua sem saída. O absorvente não vai ficar passeando pelo nosso organismo”, diz.
 
Posso usar todos os dias?
Enquanto estiver menstruada, sim. “Não há contraindicação nenhuma neste sentido”, esclarece Marcelo. “Mas não pode usar sempre que tiver qualquer tipo de corrimento. Não é saudável”. Além de ser anti-higiênico, já que deixa a região bastante abafada, o uso deliberado do absorvente interno traz desconforto. “Porque não há sangue para lubrificar a entrada e a saída do tubinho no canal, então causa dor”, explica Dra. Graciela.
 
iGirl

Nenhum comentário:

Postar um comentário