Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Saiba como evitar a queda capilar após a gestação

Saiba como evitar a queda capilar após a gestação divulgação/divulgação
Foto: Divulgação
A produção elevada de hormônios faz com que a queda capilar natural se acentue
 
Durante os nove meses gestacionais o corpo feminino sofre uma série de mudanças. Além do crescimento gradativo da barriga da mamãe para melhor abrigar o feto, os seios ficam maiores e aumenta a oleosidade na pele. Essas alterações são decorrentes do aumento na produção de hormônios no organismo da mulher, tais como o Beta HCG, a progesterona e o estrógeno. 
 
Nessa fase, os cabelos também ficam mais volumosos, fortes e grossos mas após p fim da gestação esse quadro muda.
 
- A produção elevada de hormônios faz com que a queda capilar natural se acentue. Desta forma, os folículos capilares entram em um período denominado fase de repouso. Aproximadamente três meses após o parto, a produção de hormônios retoma sua atividade regular, fazendo com que os fios entrem em queda - explica a Dra. Helua Mussa Gazi, dermatologista e diretora da Clínica Belle Santé.
 
De acordo com a dermatologista, normalmente perdemos em torno de 100 a 150 fios por dia, principalmente após a escovação ou lavagem dos cabelos. Contudo, nos meses do pós-parto, essa queda capilar dobra a quantidade.
 
- Outro motivo que pode desencadear essa perda de cabelo é o eflúvio telógeno. Consiste numa transição da fase de crescimento para a de queda. Tem duração de quatro a seis meses e leva a diminuição de mais de 30% dos fios - informa ela.
 
A Dra. Helua acrescenta que a perda de fios costuma ser amenizada até o sexto mês posteriormente ao término da gravidez. Além disso, não ocorre apenas em um ponto específico da cabeça.
 
- Essa perda sobrevém de maneira uniforme. A quantidade vai variar de acordo com o organismo de cada mulher. Sendo assim, é possível acontecer mais intensa em algumas mulheres e em menor proporção em outras - garante a médica.
 
Alguns tratamentos contribuem para um solucionamento mais breve do problema.
 
- O ideal é buscar recomendação de um especialista para que este possa indicar o produto certo para o seu cabelo, que pode ser vitaminas, loções e até mesmo medicamentos sistêmicos - orienta a Dra. Helua Mussa Gazi.
 
Veja outras dicas para amenizar a queda de cabelo:
 
- Evite lavar os cabelos com a água muito quente;
 
- Mantenha os cabelos hidratados;
 
- Evite realizar pinturas nos fios até o sexto mês pós-parto;
 
- Mesmo com a queda, corte regularmente as pontas danificadas;
 
- Se notar a diminuição do cabelo, procure ajuda de um dermatologista.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário