Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pesquisa aponta que beber café pode fazer bem ao coração

Pesquisa aponta que beber café pode fazer bem ao coração Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação
Segundo estudo japonês, bebida ajuda a regular a pressão sanguínea
 
Aquele cafezinho que você toma no meio da tarde ou no intervalo do expediente pode regular a pressão sanguínea e evitar o surgimento de doenças como o infarto e o acidente vascular cerebral, o popular derrame. É o que mostra um estudo realizado por pesquisadores japoneses e divulgado no congresso científico da Associação Americana do Coração.
 
Cientistas da Universidade de Ryukyu, em Okinawa, fizeram um experimento com 27 voluntários para chegar a essa conclusão. Os participantes ingeriram uma xícara da bebida com e outra sem cafeína. Depois, os pesquisadores mediram a pressão do fluxo sanguíneo de um dedo dos participantes ao longo de 75 minutos. O exame foi feito por meio de um laser e de uma sonda não invasiva. De acordo com os resultados, os voluntários que haviam ingerido cafeína tiveram uma melhora na circulação.
 
— O café ajudou significativamente o fluxo de sangue em uma hiperemia reativa pós-oclusiva do dedo, que é uma medida que diz quanto o revestimento interior dos menores vasos sanguíneos do organismo trabalha. Isso nos dá uma pista sobre como o café pode ajudar a saúde cardiovascular — declarou Masato Tsutsui, cardiologista e professor do Departamento de Farmacologia na Universidade de Ryukyu e um dos autores do estudo.
 
Possível nova estratégia de tratamento cardiovascular
Para dar mais validade ao trabalho, os cientistas utilizaram participantes que não tinham o hábito de beber café. Após dois dias, o experimento foi repetido e apresentou o mesmo resultado. Tsutsui acredita que a composição do café auxiliou no "desempenho" da circulação.
 
— Depois de bebido o café, os ingredientes farmacológicos, incluindo a cafeína, são absorvidos pelo trato gastrointestinal e entram na circulação, possivelmente produzindo esse efeito — destaca.
 
O cardiologista ressalta que os resultados atingidos precisam ser confirmados por estudos clínicos em larga escala, com um número maior de participantes.
 
— Acredito que descobrir como os efeitos positivos do café trabalham no corpo humano pode levar a uma nova estratégia de tratamento para a doença cardiovascular no futuro — complementa.
 
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário