Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Síndrome do olho seco se agrava com baixa umidade

Síndrome do olho seco se agrava com baixa umidade Lauro Alves/Agencia RBS
Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
Lágrimas artificiais e colírios sem conservantes podem
auxiliar na hidratação dos olhos
Saiba como evitar este problema que atinge principalmente mulheres e portadores de doenças autoimunes
 
No imaginário popular, as lágrimas, ou filme lacrimal, são apenas uma ferramenta de escape das emoções, mas o papel delas vai muito além de um simples termômetro dos sentimentos. Elas são produzidas pelo olho o tempo todo para hidratar a superfície ocular e evitar que essa importante área fique seca, além de proteger da ação de agentes externos, como bactérias e partículas de poeira.
 
Quando o olho fica seco, significa que há algum problema na produção da lágrima ou nas suas características próprias, o que pode causar não só ardência e sensação de areia nos olhos como problemas mais graves.
 
— Quando não diagnosticado e tratado diretamente, o olho seco pode evoluir para uma lesão na superfície ocular podendo causar até a perda da visão — explica o Dr. José Álvaro Pereira Gomes, médico oftalmologista, professor da Unifesp/EPM e presidente científico da Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco (Apos).
 
A maior causa do olho seco é o processo natural de envelhecimento, pois com o avançar da idade, o volume de produção das lágrimas lubrificantes diminuem devido ao envelhecimento natural das células produtoras dos seus componentes.
 
Segundo dados da Apos, aos 65 anos uma pessoa produz 60% menos lágrimas que aos 18 anos, estimando assim que a incidência do olho seco na população com mais de 65 anos gire ao redor de 15% a 40%. Já na população em geral, estudos sugerem que cerca de 10% da população de um país devem ser portadoras da doença, número que no Brasil, representaria cerca de 18 milhões de pessoas.
 
As mulheres têm maior prevalência de olho seco em comparação aos homens, devido às alterações hormonais da idade e à menopausa.
 
Causas do olho seco
O olho seco pode se manifestar de diferentes maneiras. Além do olho seco evaporativo (aumento da perda do filme lacrimal por evaporação), que acontece por conta do ar-condicionado, poluição ou exposição em frente à TV e ao computador por longos períodos, existe o olho seco por deficiência aquosa (disfunção na qualidade e quantidade do filme lacrimal), ligado a doenças sistêmicas e autoimunes. As duas formas de manifestação do olho seco podem coexistir.
 
Fatores que podem contribuir para o olho seco:
 
Ambiente - O contato constante com o ar-condicionado, a poluição ou a exposição por um longo período em frente à TV ou ao computador podem causar a evaporação excessiva da lágrima.
 
Medicamentos - A utilização contínua de descongestionantes e anti-histamínicos, tranquilizantes, antidepressivos, pílulas para dormir, diuréticos, pílulas anticoncepcionais, alguns anestésicos, medicamentos para tratamento da hipertensão arterial (betabloqueadores) e para transtornos digestivos (anticolinérgico).
 
Lentes de Contato - As lentes de contato diminuem a quantidade de oxigênio sobre a córnea, podendo causar irritação e sensação de olho seco.
 
Doenças Sistêmicas - Algumas doenças sistêmicas e autoimunes podem contribuir com a diminuição da quantidade de lágrimas, pois erroneamente as células de defesa atacam as glândulas produtoras de lágrimas e saliva do organismo.
 
Sintomas mais comuns:
- Olhos vermelhos.
 
- Ardência.
 
- Irritação.
 
- Lacrimejamento.
 
- Sensação de areia nos olhos.
 
- Olhos embaçados ao final do dia.
 
- Dificuldade para ficar em lugares com ar-condicionado ou em frente ao computador.
 
Dicas de especialistas:
- Prefira lugares mais úmidos. Ambientes com baixa umidade relativa do ar são favoráveis aos sintomas da síndrome.
 
- Quando dormir em ambiente de ar-condicionado ou com ventilador, coloque a máscara sobre os olhos para protegê-los.
 
- Nos casos mais grave, para dormir, utilize pomada lubrificante de vaselina oftálmica sem preservativo para aliviar a secura dos olhos por tempo mais prolongado.
 
- Não fique muito tempo na frente da tela de computadores o videogames. É natural que, ao concentrar-se durante muito tempo em um ponto, se deixe de piscar. O ideal é piscar o olho mais de 20 vezes por minuto.
 
- Procure hidratar-se. A lubrificação dos olhos depende da produção de lágrimas pelas glândulas lacrimais. Uma boa hidratação auxilia nessa produção.
 
- Se você usa lágrimas artificiais mais de quatro vezes ao dia, não use as que contenham preservativos (conservantes).
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário