Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Porto Alegre registra o primeiro caso de dengue autóctone em 2014

Foto: Reprodução
Morador é do bairro Santa Tereza e não tem registro de viagem para fora do Estado
 
A Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde de Porto Alegre (CGVS) confirmou nesta terça-feira o primeiro caso autóctone de dengue (contraído dentro do próprio território) de 2014. O morador é do bairro Santa Tereza e não tem registro de viagem para fora do Estado.

Após a confirmação laboratorial do caso, foram iniciadas as medidas de controle do vetor, com visitas de agentes de combate a endemias para a orientação dos moradores e remoção de criadouros do mosquito, nos quarteirões do entorno do caso. Também foi realizado o bloqueio de transmissão, com aplicação de inseticida para controle do mosquito adulto em um raio de 150 metros da residência do morador.
 
Um Alerta Epidemiológico foi emitido, informando a Rede de Atenção Primária para a necessidade de notificação de casos suspeitos da doença. Atualmente, encontram-se em investigação outros dois casos suspeitos na área.

Em 2013, foram registrados 150 casos de dengue autóctones na capital gaúcha, em especial nos bairros Partenon, Bom Jesus, São José e Santo Antônio.

A CGVS alerta para os cuidados com a doença, cujos  sintomas incluem a febre alta, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor no corpo, nas articulações, no fundo dos olhos, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele. Com esses sintomas, a pessoa deve buscar atendimento médico nos serviços de saúde.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário