Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pesquisadores descobrem suplemento que melhora cognição em idosos

Pesquisadores descobrem suplemento que melhora cognição em idosos Fernando Gomes/Agencia RBS
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
Mirtilo, principal ingrediente na fórmula de NT-020, é rico
em polifenóis, um tipo de antioxidante
NT-020 é um suplemento nutricional composto por mirtilo e chá verde
 
O declínio nas habilidades cerebrais subjacentes, necessários para pensar, lembrar e aprender, é normal no envelhecimento. Por isso, terapias para melhorar a saúde cognitiva dos idosos e diminuir quedas no desempenho mental com a idade são extremamente importantes. Embora a atividade física e o treinamento estão entre os esforços destinados a prevenir ou retardar os problemas de cognição, modificações na dieta e ingestão de suplementos têm gerado um interesse considerável .
 
Um estudo realizado pelo Instituto de Saúde da Universidade do Sul da Flórida (USF ), nos Estados Unidos, aponta que uma fórmula de nutrientes ricos em antioxidantes e outros componentes naturais ajudou a aumentar a velocidade com que os cérebros de adultos mais velhos processem informações.
 
O suplemento nutricional desenvolvido pela USF, contém extratos de mirtilo e chá verde, combinado com a vitamina D3 e aminoácidos, foi testada pelos pesquisadores da universidade em uma pesquisa clínica com 105 adultos saudáveis, com idades entre 65 e 85 anos.
 
O estudo de dois meses avaliou os efeitos da fórmula, chamada de NT-020 (patenteada pela USF), sobre o desempenho cognitivo destes adultos mais velhos, que não tinham problemas de memória diagnosticados. Escolhidos aleatoriamente, um grupo de 52 voluntários que receberam NT-020 demonstrou melhorias na velocidade de processamento cognitivo. Outros 53 voluntários que receberam um placebo não apresentaram nenhuma evolução.
 
Os participantes de ambos os grupos participaram de uma bateria de testes de memória antes e depois das intervenções.
 
— Depois de dois meses, os resultados dos testes mostraram melhorias modestas na duas medidas de velocidade de processamento cognitivo para aqueles que tomam NT-020, em comparação com aqueles que receberam placebo — disse Brent Small, PhD e professor da Escola de Estudos Envelhecimento da USF.
 
Em estudos pré-clínicos, realizados em ratos de laboratório, o NT-020 impulsionou a memória e o desempenho cognitivo, promovendo a saúde dos neurônios. A fórmula promoveu o crescimento das células estaminais no cérebro, produziu um efeito rejuvenescedor geral e beneficiou animais com AVC simulado.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário