Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de maio de 2014

Vinho tinto pode contribuir para eliminar cáries e placas bacterianas

Vinho tinto pode contribuir para eliminar cáries e placas bacterianas Jonas Ramos/Especial
Foto: Jonas Ramos / Especial
Bebida afastaria doenças dentárias e teria menos efeitos colaterais
 
Para quem procura um motivo para desfrutar de um copo de vinho tinto no jantar, aqui vai um: uma pesquisa descobriu que a bebida, bem como o extrato de semente de uva, poderia ajudar a prevenir as cáries. Os cientistas dizem que seu relatório, que aparece no Journal of Agricultural and Food Chemistry, pode levar ao desenvolvimento de produtos naturais que afastem doenças dentárias com menos efeitos colaterais.
 
A pesquisadora M. Victoria Moreno-Arribas explica que as doenças dentárias são extremamente comuns em todo o mundo, e estima-se que afetem de 60% a 90% da população global. Os problemas começam quando certas bactérias da boca se reúnem formando comunidades difíceis de eliminar. Elas formam a placa bacteriana e produzem ácido, que prejudicam os dentes.
 
Escovação, flúor no creme dental e outros métodos podem ajudar a se livrar delas, mas os efeitos são limitados. Além disso, alguns enxaguatórios antimicrobianos usados atualmente podem mudar a cor das gengivas e alterar o paladar, fazendo com que as pessoas os utilizem menos tempo do que deveriam. Algumas pesquisas sugerem que os polifenóis, extrato de semente de uva e vinho podem retardar o crescimento de bactérias. Por isso, a equipe decidiu testá-los.
 
Eles realizaram culturas de bactérias responsáveis por doenças dentárias e mergulharam as amostras, por alguns minutos, em diferentes líquidos - vinho tinto, vinho tinto sem álcool, vinho tinto enriquecido com extrato de semente de uva e água. O vinho tinto com ou sem álcool e aquele com extrato de semente de uva foram os mais eficazes ao eliminar as bactérias.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário