Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de maio de 2014

Colesterol bom pode ajudar a evitar a reprodução de células cancerígenas

Colesterol bom pode ajudar a evitar a reprodução de células cancerígenas Jessé Giotti/Agencia RBS
Foto: Jessé Giotti / Agencia RBS
Pesquisa abre novas oportunidades de tratamento para
o controle da metástase
Pesquisa da Universidade de Barcelona pode trazer novos tratamentos para o câncer e o colesterol
 
Um estudo da Universidade de Barcelona descobriu que colesterol possui um papel fundamental na capacidade de movimento e invasão das células em outros tecidos do organismo. O artigo, liderado pelo professor Carlos Enrich, foi publicado na revista Cell Reports.
 
Os resultados da pesquisa mostraram que o colesterol LDL (o ruim) pode potencializar a mobilidade celular. Ao mesmo tempo, altos níveis de colesterol HDL (o bom), poderiam evitar a propagação das células.
 
A pesquisa é reveladora e importante para compreender melhor a metástase do câncer, processo pelo qual as células cancerígenas invadem outros tecidos, e contribui para o debate sobre a relação entre os níveis de colesterol no sangue a incidência da doença.
 
O trabalho foi realizado a partir de experimentos com cultura de células de pacientes com a doença de Niemann-Pick, uma anomalia genética que causa o acúmulo de colesterol dentro da célula.
 
— Geralmente, pensa-se que o colesterol está no sangue, mas pouca gente se questiona sobre o que ele faz dentro da célula, onde possui diversas funções: além de ser essencial para a fabricação das membranas, também modula e controla o transporte vesicular. Agora, vimos que o colesterol é fundamental para regular outros mecanismos, como a mobilidade e a propagação celular. Por isso, é importante para a metástase — explica Enrich.
 
A maioria das células do nosso corpo se une às células vizinhas através das integrinas, moléculas semelhantes ao velcro e que ficam na superfície. A equipe examinou como elas se movimentam no interior das células e descobriram a importância do colesterol.
 
Segundo Enrich, dentro da célula, o colesterol controla o trânsito das vesículas, que são responsáveis pelo transporte das integrinas à superfície celular. Uma diminuição da quantidade de colesterol altera o trânsito e a localização das integrinas, alterando diretamente migração celular.
 
Novos tratamentos
A pesquisa abre novas oportunidades de tratamento para o controle da metástase, mas também sobre qual estratégia seguir em pessoas com câncer e, agora, com problemas de colesterol.
 
— Temos de considerar que os medicamentos recomendados para regular o colesterol podem modificar a capacidade de migração das células. Portanto, é muito importante avançar em direção à personalização dos tratamentos — adverte Enrich.
 
Para os cientistas, o desafio agora é entender porque o colesterol permanece imobilizado no interior da célula.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário