Foto: Reprodução A maior preocupação nesse momento é a gripe, principalmente em locais de grandes aglomerações |
A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos e reúne milhares de pessoas de todo o mundo em um mesmo lugar. Brasileiros e estrangeiros vão circular por aeroportos, trens, rodoviárias e estádios - essa circulação de pessoas pode aumentar muito o risco de transmissão de doenças virais, como a gripe, o sarampo, a poliomielite e até a febre amarela.
Como alertaram o infectologista Caio Rosenthal e o imunologista Jorge Kalil no Bem Estar desta quarta-feira (21), esse período exige maior cuidado com a saúde e maior atenção com o calendário de vacinação - como as vacinas geralmente demoram 15 dias para fazer efeito, o ideal é que as pessoas se vacinem até o dia 29 de maio, caso já não estejam imunes a essas doenças.
Segundo os médicos, a maior preocupação nesse momento é a gripe, principalmente em locais de grandes aglomerações. O ideal, de acordo com o infectologista Caio Rosenthal, é que as pessoas tenham sempre em mãos um álcool gel e evitem tossir sem cobrir o rosto, para evitar a transmissão do vírus. Há ainda a vacina contra a gripe, disponível para alguns grupos na rede pública e para outros na rede particular por cerca de R$ 100.
O imunologista Jorge Kalil ressaltou, no entanto, que tomar a vacina da gripe não deixa o paciente gripado porque a vacina é feito de um vírus inativo e morto. Sobre o sarampo, os médicos alertaram que a taxa de vírus é muito alta – por isso, quem nunca foi vacinado ou não se lembra (exceto gestantes), deve procurar um posto de vacinação.
G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário