Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 6 de junho de 2014

Faça 7 petiscos que combatem o mau hálito

Shutterstock
Iogurte natural sem açúcar
Na hora de receber alguns amigos em casa ou enganar o estômago entre as refeições é importante ter a receita de alguns petiscos que fazem bem para a saúde bucal e ainda ajudam a combater o mau hálito
 
As dicas são da nutróloga e diretora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), Marcella Garcez.
 
Alimentos detergentes
Uma pedida saudável são os chamados “alimentos detergentes”, como maçã, cenoura e pepino. Eles fazem uma raspagem nos dentes que ajuda na limpeza e remoção do acúmulo de bactérias causadoras de odores indesejados. “Para que esses alimentos tenham o efeito detergente eles devem ser consumidos crus, frescos, higienizados e com casca”, explica Marcella. 
 
Palitos de pepino e cenoura com molho de iogurte
Aproveitando essa dica, uma receita legal é cortar o pepino e a cenoura em tirinhas e preparar um molho de iogurte para acompanhar. Nesse molho vai: 100 gramas de iogurte natural, 10 folhas de hortelã picadas, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de limão e sal a gosto.
 
Suco de limão
O limão, que tem um efeito adstringente e bactericida, ajuda bastante a saúde bucal se consumido principalmente na forma de suco, não diluído e imediatamente após ser retirado da fruta. 
 
Iogurte natural 
O iogurte natural sem açúcar reduz os níveis de gás sulfídrico produzido pela fermentação de carboidratos das bactérias presentes no aparelho digestivo. “Pesquisas revelaram que iogurte sem açúcar ajuda a prevenir as cáries, doenças na gengiva e pode reduzir significativamente a halitose”, diz a nutróloga. 
 
Frozen de iogurte e framboesa
Aproveitando os benefícios do iogurte, é possível fazer uma receita bem simples e rápida de frozen de framboesa. Para isso são necessários 4 potes de iogurte natural desnatado (de uma marca mais firme e cremosa), 6 saquinhos de polpa de framboesa e hortelã para decorar. 
 
Tire o soro do iogurte e leve ao freezer por duas horas para ele ficar ainda mais firme. Ao retirar do congelador, misture a polpa e bata na mão ou com um processador. Leve novamente ao freezer por mais 30 minutos. Aí basta decorar com hortelã e frutas vermelhas e pronto, mais um petisco saboroso contra o mau hálito.  
 
Chás de boldo e hortelã
Para quem ama chá e quer se aquecer nesse inverno, a nutróloga recomenda algumas opções. “Os chás de boldo, espinheira santa, hortelã, chá verde e alcachofra auxiliam no processo digestivo e esvaziamento gástrico o que reduz a halitose proveniente de fermentação gástrica”.
 
Petiscos de gengibre
O gengibre é anti-oxidante, anti-coagulante e adstringente e tem propriedades digestivas. Por conta disso também é bastante recomendado no combate do mau hálito. Ele pode ser facilmente encontrado na forma de balas sem açúcar na farmácia ou é possível fazer um delicioso petisco com ele. 
 
Anote os ingredientes: gengibre, água, açúcar, anis, cravo e canela. Fatie o gengibre bem fino.
 
Coloque na água e cozinhe por cinco minutos. Aqueça dois copos de água e ½ xícara de açúcar.

Derreta bem o açúcar e depois acrescente o anis, o cravo e a canela. Junte o gengibre e deixe tudo ferver por mais cinco minutos. Retire o gengibre e espalhe numa assadeira. Com o forno médio (180 graus), coloque-o para secar bem, sem deixar queimar ou dourar. Retire do forno e espere esfriar.

Porém, apesar de todos esses alimentos ajudarem a prevenir o mau hálito, nada substitui uma boa higiene bucal. “Nenhum alimento vai ser tão prejudicial assim para o hálito se em seguida for realizada uma escovação adequada junto com a utilização do fio dental e de um enxaguante bucal”, alerta a dentista Gabriela Lopes. 
 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário