Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 31 de julho de 2014

Médicos de família e comunidade ajudam a combater a mortalidade por doenças cardiovasculares

Pesquisa do British Medical Journal mostra que taxa mortalidade no Brasil é menor em locais onde há Estratégia de Saúde da Família (ESF) 

Recente pesquisa publicada no British Medical Journal (BMJ) mostra correlação entre a queda no índice de mortalidade por doenças cardíacas e a expansão da Estratégia Saúde da Família (ESF), principal posto de trabalho para o médico de família e comunidade no Brasil.

O estudo indica que a mortalidade por acidente vascular cerebral cai em 14% e o infarto do miocárdio cai em 21%, nas regiões com mais de 70% do território cobertos pela ESF. O estudo demonstra que regiões com a ESF têm menor índices de internação hospitalar por problemas tratáveis na Atenção Primária, maior quantidade de atividades comunitárias educativas e mais consultas por habitante.

As doenças cardiovasculares representam quase 42% das mortes da população brasileira, de acordo com o Manual Instrutivo da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no Sistema Único de Saúde (SUS), publicado em 2013.

— O médico de família e comunidade, além de detectar e abordar os fatores de risco para os problemas cardiovasculares faz o tratamento do diabetes e hipertensão arterial de forma integrada a outros problemas que o paciente possa ter, como obesidade, dores crônicas—, explica Ademir Lopes Junior, membro da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

Leia também:

Disfunção erétil pode significar problemas cardiovasculares graves


Segundo ele, a prática ajuda a aumentar a adesão do paciente ao tratamento. Além disso, o médico de família pode trabalhar com toda a família e a comunidade os comportamentos e determinantes relacionados à situação, como os hábitos alimentares, atividade física e tabagismo

Assim como a cardiologia, neurologia e ginecologia, a medicina de família e comunidade é uma especialidade médica  O médico de família e comunidade é o especialista em cuidar das pessoas, da família e da comunidade no contexto da atenção primária à saúde.

O MFC acompanha as pessoas ao longo da vida, independentemente do gênero, idade ou possível doença, integrando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Esse profissional atua próximo aos pacientes antes mesmo do surgimento de uma doença, realizando diagnósticos precoces e poupando-os de intervenções excessivas ou desnecessárias.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário