Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Uso de algumas pílulas anticoncepcionais pode aumentar o risco de câncer de mama

Estrogênio em alta dose aumenta possibilidade da doença em 2,7 vezes

Filadélfia - As mulheres que recentemente usaram pílulas anticoncepcionais contendo estrogênio em alta dose e algumas outras formulações tiveram risco aumentado para câncer de mama, enquanto que as mulheres que usam algumas outras formulações não tiveram, de acordo com dados publicados na Cancer Research, um jornal da Associação Americana para Pesquisa do Câncer.

- Nossos resultados sugerem que o uso de pílulas anticoncepcionais no ano passado estão associados ao aumento do risco de câncer de mama. Esse risco pode variar de acordo com a formulação dos contraceptivos orais - disse Elisabeth Beaber, cientista do Centro de Pesquisas em Câncer Fred Hutchinson, em Washington.

Beaber acrescentou, ainda, que os resultados necessitam de confirmação e devem ser interpretados com cautela.

- O câncer de mama é raro em mulheres jovens, e há inúmeros benefícios para a saúde associados ao uso de contraceptivos orais. Além disso, estudos anteriores sugerem que o aumento do risco associado ao uso recente de contraceptivos orais diminui após a interrupção do uso - afirmou a cientista.

Basicamente, essas pílulas são classificadas conforme a dose do análogo do estrogênio, o etinilestradiol. As de baixa dose contêm 0,02 - 0,03 mg (20 a 30 mcg) de etinilestradiol e as de alta dose possuem 0,05 mg (50 mcg) de etinilestradiol.

Em um estudo de caso de 1.102 mulheres diagnosticadas com câncer de mama e 21.952 controles, Beaber e seus colegas descobriram que o uso de contraceptivos orais recente tinha aumentado o risco de câncer de mama em 50%, em comparação a quem nunca tinha usado ou tinha feito uso anteriormente. Os pacientes receberam um diagnóstico de câncer entre 1990 e 2009.

As pílulas anticoncepcionais que contêm estrógeno em baixa dose não
aumentam o risco de câncer de mama
As pílulas anticoncepcionais que contêm estrógeno em alta dose aumentam risco de câncer de mama em 2,7 vezes, e aquelas contendo estrogênio em dose moderada aumentaram em 1,6 vezes o risco. Comprimidos contendo diacetato de etinodiol aumentou 2,6 vezes o risco, e comprimidos de combinação trifásica de uma média de 0,75 mg de noretindrona aumentaram 3,1 vezes o risco. As pílulas anticoncepcionais que contêm estrógeno em baixa dose não aumentam o risco de câncer de mama.

Cerca de 24%, 78%, e menos de 1% dos controles do estudo que eram usuárias de contraceptivos orais recentes preencheram pelo menos uma prescrição no ano passado para os contraceptivos orais de baixa, moderada, e/ou dosagem alta de estrogênio, respectivamente, segundo Beaber.

Diferentemente da maioria dos estudos anteriores, que dependiam de auto relato ou a recolha das mulheres, o que pode causar viés, Beaber e seus colegas usaram registros de farmácia eletrônicos para coletar informações detalhadas sobre o uso de contraceptivos orais, incluindo nome do medicamento, dosagem e duração da medicação.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário