Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Tomar cerveja preta aumenta a produção de leite? Veja a resposta

Thinkstock
Especialista esclarece as principais dúvidas das mamães de primeira viagem

Para comemorar a Semana Mundial da Amamentação, que se inicia nesta sexta-feira (1º) e vai até a próxima quinta-feira (7), o R7 consultou o pediatra Luciano Borges Santiago, presidente do Departamento de Aleitamento Materno da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), para esclarecer as principais dúvidas das futuras mamães.

Será que amamentar dói? Tomar cerveja preta aumenta a produção de leite? Amamentar previne doenças? Silicone atrapalha este processo? 

Descubra as resposta a seguir:

O tipo de parto interfere na amamentação? 
Segundo o especialista, a mulher que dá à luz por parto normal geralmente consegue amamentar o filho com mais rapidez do que a gestante que opta pela cesárea.

― A cesárea não traz nenhum impedimento, apenas pode ocasionar um atraso na descida do leite.

Canjica e cerveja preta aumentam a produção de leite?  
O médico afirma que isso é mito, já que não existe nenhum alimento que estimule a produção de leite na mãe.

— A única maneira de estimular a produção do leite é a técnica correta de amamentação.

Existe leite materno fraco?   
O leite materno nunca é fraco e sempre atende a todas as necessidades do bebê, garante Santiago.

― O leite sempre é bom, a única forma de ele não atender às necessidades do bebê é se a mãe estiver em um nível de desnutrição muito grave.

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que crianças devem se alimentar exclusivamente de leite materno até os seis meses.


http://2.bp.blogspot.com/-CLikDc5jqfI/T_ikgOVbx6I/AAAAAAAAAA4/grwlIWmt8CM/s400/409574_377031439029094_279172492_n.jpgAmamentar dói?   
Segundo o pediatra, a dor pode ser sinal de que algo de errado está acontecendo.

— A técnica da amamentação pode estar errada ou algum outro problema aconteceu. Nesses casos, o profissional da saúde deve ser procurado.

Amamentar previne doenças na mãe e no bebê?    
O pediatra confirma que a amamentação ajuda a prevenir câncer de mama, infartes, diabetes e até mesmo câncer de ovário na mãe.

— Já o bebê recebe toda a imunidade pelo leite, que o deixa "blindado" contra infecções, alergias e outros problemas.

Estresse e nervosismo atrapalham a produção de leite?    
Segundo o especialista, o estresse e o nervosismo provocam uma alteração no sistema nervoso central, diminuindo a produção de hormônios responsáveis pela produção do leite.

Amamentar funciona como anticoncepcional?   
A amamentação, de acordo com Santiago, libera um hormônio chamado prolactina ― responsável pela produção do leite ― que acaba inibindo a ovulação, fazendo as vezes de “anticoncepcional”.

― Mesmo assim, é comum os médicos associarem à amamentação um anticoncepcional mais fraco, apenas para garantir.

Silicone atrapalha a amamentação?   
Muita gente tem essa dúvida, mas é mito, avisa o médico. Hoje em dia, esses procedimentos estéticos são muito seguros e as próteses são colocadas atrás da glândula mamária, não interferindo na amamentação.

Pegar sol nos seios ajuda na produção do leite?    
O sol tem diversos benefícios para o corpo humano, mas nenhum deles está relacionado com a produção do leite, alerta o pediatra da SBP.

Amamentar acelera a perda de peso da mãe?  
O médico assegura que amamentar ajuda a emagrecer.

— Como o ato de amamentar causa um gasto energético muito grande à mãe, ela acaba voltando ao seu peso mais rapidamente.  

É preciso revezar os dois seios para amamenta? 
Santiago avisa que isso não deve ser uma obrigação.

― Fazemos essa recomendação porque as duas mamas produzem leite, então, para evitar inflamações e dores, propomos o revezamento. Mas, por exemplo, mulheres que têm apenas uma mama vão conseguir amamentar normalmente.

http://1.bp.blogspot.com/-DiDWJBVRaDs/UgFGJrTzJGI/AAAAAAAAAFM/PkjHBt0cGmU/s400/Folder+Amamenta%C3%A7%C3%A3o+interno.jpg

A amamentação deve ser feita em determinada posição e ambiente silencioso? 
O pediatra enfatiza que a posição certa é aquela que deixa a mãe mais confortável, sem esquecer de observar se na posição escolhida dá condições ao bebê de abocanhar o mamilo.

Sobre o ambiente, o médico explica que isso não interfere na alimentação do bebê, desde que a mãe não se incomode em ficar exposto ao barulho.

― Temos que nos ater se o ambiente está sendo estressante para mãe e para o bebê. Caso não esteja, não importa onde a amamentação é realizada.

R7    

Nenhum comentário:

Postar um comentário