Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Veja os cuidados essenciais na amamentação das crianças

A Semana Mundial da Amamentação é celebrada entre os dias 1 a 7 de agosto
Durante a Semana Mundial da Amamentação, celebrada entre os dias 1 a 7 de agosto, especialistas aproveitam a data para alertar a população sobre a importância do alimento na saúde das crianças

De acordo com a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Ariane Braz Antonio, o leite materno merece atenção especial por conter todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento adequado dos pequenos, além de ser mais bem digerido, quando comparado a outros leites. Confira as dicas dela para não errar na hora de planejar a alimentação dos recém-nascido.

Entre as substâncias encontradas nesse alimento, Ariane ressalta a presença de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas (A, D, E, K, C e complexo B) e minerais (cálcio, ferro e zinco). “Todos altamente biodisponíveis, ou seja, é absorvido facilmente pelo organismo dos bebês.” Além desses nutrientes já citados encontramos também imunoglobulina que ajuda na imunidade, o que os protege de infecções. 

No peito, a amamentação deve respeitar alguns critérios. Ela tem de ser, no mínimo, por 6 meses e, no máximo, 2 anos. “A partir do sexto mês, as crianças já podem experimentar novos alimentos. Isso porque, depois dessa idade, é necessário inserir outras substâncias para que o aporte de calorias e nutrientes seja complementado. É uma forma de colaborar para que as necessidades da criança sejam supridas”, revela a nutricionista.

Nesse momento, os pais podem incluir no cardápio todos os tipos legumes, frutas e vegetais.  No entanto, as novidades devem ser oferecidas, separadamente, para que a criança conheça o sabor de cada um. “Lembrando-se de que, se ela fizer careta, isso não quer dizer não gostou do alimento. A expressão é porque pode apenas reagindo a um novo sabor.”

A indicação de Adriane é oferecer entre 10 a 12 vezes a nova comida, tempo necessário para que os pequenos avaliem se gostaram ou não. “Nessa fase da vida é que formamos os hábitos alimentares, então não é recomendado acrescentar açúcar, sal e alimentos industrializados, pelo menos, durante o primeiro ano de vida.”
Informações para a imprensa:

TREE COMUNICAÇÃO
(11) 3093-3618 / 3093-36005
Diego Palmieri - diego.palmieri@tree.inf.br
Inês Castelo - ines@tree.inf.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário