Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Inscrições abertas para curso sobre Doenças do Aparelho Digestivo

shutterstock 72152071A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) abre as inscrições para o curso livre online Doenças do Aparelho Digestivo nesta segunda-feira (30/11)

Oferecido pela Universidade Federal do Mato Grosso (UNA-SUS/UFMS), em parceria com a Fiocruz Mato Grosso do Sul, o curso faz parte das iniciativas de educação do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). O objetivo é fazer uma revisão a respeito do manejo de pacientes com doenças do aparelho digestivo.

As inscrições poderão ser realizadas de 30 de novembro de 2015 a 31 de janeiro de 2016, pelo site da instituição. Clique aqui para se matricular

O curso é composto de três unidades, que tratam dos temas: Atenção à Saúde; Dor Abdominal Aguda e Doenças do aparelho digestivo. A carga horária total é de 45 horas, voltadas para médicos em especialidades clínicas e medicina diagnóstica e terapêutica. A princípio, serão disponibilizadas 1.000 vagas, mas a demanda pode se expandir.

Para a coordenadora pedagógica da UNA-SUS/UFMS, Leika Ishiyama Geniole, a integralidade da atenção à saúde exige grande amplitude de conhecimentos do profissional de saúde, seja no manejo das condições clínicas, como na correta utilização dos recursos existentes na rede pública de saúde. “A formação dos profissionais médicos, geralmente centrada no atendimento de doenças, focada na utilização de tecnologias pesadas e na atenção terciária, dificulta a atuação dessa profissional na atenção básica. Lidar com quadros iniciais das patologias, utilizando com responsabilidade os recursos finitos do SUS, exige deles o estabelecimento de competências para qualificar a atenção à saúde dos usuários”.

Dessa forma, os conteúdos tratam de situações baseadas em vivências clínicas, a capacitação aproxima os alunos da realidade da Unidade de Saúde tanto quanto possível. O curso pode ser acessado em qualquer momento, de qualquer lugar e de qualquer equipamento, inclusive tablets e celulares.

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário