Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Nutricionista fala sobre alimentos da safra em junho e julho

A nutricionista Karin Honorato foi a um sacolão em Belo Horizonte para falar sobre os alimentos que estão na safra em junho e julho. Karin ressalta que quando o alimento está na safra a produção é maior, o preço cai e a concentração de nutrientes aumenta, pois o alimento é retirado do solo na época certa. A nutricionista destaca também que, muitas vezes, a adição de produtos químicos é menor no cultivo de alimentos que estão na safra.

Karin explica as características e os benefícios que alimentos como legumes, frutas e verduras – moranga, batata doce, mandioca e inhame; laranjas, mexericas, morango; couve, mostarda e o gengibre -, trazem à saúde.

O primeiro alimento que a nutricionista destaca é a Moranga, também conhecida como abóbora e jerimum. Segundo ela, este legume é muito indicado para quem está de dieta, pois, apesar de ter um sabor levemente adocicado, não libera muito açúcar no organismo. A abóbora também é rica em betacaroteno – um antioxidante muito importante para o organismo, pois é antiviral e antibacteriano, além disso ajuda a proteger a visão. A abóbora possui ainda luteína, outra substância que também protege os olhos e a pele. Além da vitamina A, que é bom para a imunidade. A moranga é rica em fibras, e de acordo com Karin, “isso é ótimo para quem quer controlar o peso”.

Outro legume da safra é a batata doce, que apesar do nome, não libera tanto açúcar na organismo quanto a batata inglesa. Com isso, o acúmulo de gordura localizada é menor. A nutricionista destaca que a batata doce é rica em ferro e cálcio, esses nutrientes são importantes para os ossos e cérebro. Ela indica ainda que esse legume deve ser cozido com casca. Para o melhor aproveitamento dos nutrientes, a casca também deve ser consumida.

A mandioca – aipim ou macaxeira – é rica em amido, ferro e vitaminas do complexo B. De acordo com a nutricionista, ela é ótima para pessoas que estão anêmicas.

Entre as frutas que estão na safra, Karin destaca laranjas e mexericas, frutas cítricas ricas em vitamina C, “excelente para imunidade”. Nesta época, junho e julho, as pessoas têm mais tendências a ter gripes e resfriados. Essas frutas também protegem contra o envelhecimento precoce. Por possuir bastante líquido, a laranja também é uma boa fonte de hidratação.

O morango – rico em vitamina C – também é outra fruta da época. E durante o período da safra, a concentração de produtos químicos é menor nesta fruta. A nutricionista ainda dá uma dica sobre a redução do preço de frutas do verão nesta época, como o abacaxi e a melancia.
Estamos também na época do gengibre. Um anti-inflamatório, excelente para aquecer o organismo – evita as gripes e resfriados –, é também rico em antioxidantes e ajuda a aliviar os mucos. O gengibre pode ser consumido em chás, sucos e como tempero para carnes e legumes, além de salada.

Verduras
Esta é uma boa época para comer verduras refogadas. Karin Honorato destaca como verduras da safra a couve e a mostarda. Segundo a nutricionista, “toda verdura, principalmente as escuras, possui muitas vitaminas e minerais, que são importantíssimos para o bom funcionamento do organismo”.

Acesse o site e assista aos vídeos da matéria:

Nenhum comentário:

Postar um comentário