Apresentar a hospitalidade, funcionamento da hotelaria hospitalar e como atender melhor o cliente.
Este foi o objetivo do treinamento em Hotelaria Hospitalar, promovido pela Comissão de Atendimento e Ética da Unimed Chapecó, na última semana, no auditório Dr. Valmor Lunardi, situado na sede da cooperativa médica. Coordenado pela fonoaudióloga Sheril Ivia Woehl, o evento foi realizado em quatro horários diferenciados para atender cerca de 360 colaboradores da cooperativa médica.
“Achei ótimo! Foi possível participar, interagir e aprender bastante sobre atender nossos clientes pacientemente”, destaca a colaboradora da Unimed Chapecó, Ana Paula Bento. A colaboradora Magda Salete Wattes Collins complementa que é necessário aprender algo novo sempre. “Estas iniciativas nos fazem crescer pessoal, profissional e psicologicamente. Devemos sempre ser humanos no atendimento”.
Os colaboradores Charles Vacarin, Dulcimar de Oliveira e Beatriz Terezinha Remontti, têm a mesma opinião. Para eles, o curso foi ótimo porque é possível otimizar os serviços prestados, crescer pessoal e profissionalmente, além de proporcionar bem-estar e atendimento de qualidade aos clientes.
O curso foi ministrado pela professora Sonia Watanabe, graduada em Gestão de Hotelaria, especialista em Administração Hospitalar e mestre em Hospitalidade. A profissional visitou mais de 80 hospitais e cerca de 200 empreendimentos de hospedagem no Brasil e no exterior.
Através do trecho de um filme, Sonia iniciou a apresentação mostrando a relação médico/paciente.
Dessa forma, apontou alguns elementos fundamentais para praticar a hospitalidade, reforçando a importância da humanização no atendimento. “Hospitalidade, qualidade e humanização se relacionam porque todas trabalham a questão do atendimento, da ética e do comprometimento”.
Segundo Sonia, hospitalidade é quando a pessoa é bem recebida. Trata-se da mistura harmoniosa de componentes como comida, bebidas, leito, ambiente, comportamento dos colaboradores, entre outras.
Também pode ser caracterizada como um valor de serviços que uma empresa deve cultivar, como complemento de suas atividades. Por este motivo, os hospitais vêm adotando práticas de hotelaria para o atendimento. “O termo hotelaria hospitalar tem sido empregado em estabelecimentos de saúde para assinalar que os ambientes são agradáveis e que dispõem de conforto”.
A hotelaria hospitalar pode ser definida como um conjunto de mudanças físicas e funcionais que visam melhorar a prestação de serviços, com ênfase naqueles dispensados diretamente aos pacientes/clientes. “Não adianta ter uma estrutura luxuosa se as pessoas não são hospitaleiras”.
Hospitalidade, conforme Sonia, é água para beber, cafezinho, equipamentos dequados para transporte de pacientes, é explicar a realidade... O bom hospital para o paciente é aquele que oferece atenção, equipamentos modernos, responsabilidade, boa limpeza, comida adequada, boa equipe médica, entre outros.
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