Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de junho de 2011

Saúde Municipal encerra ação com 773 testes rápidos para HIV

Os Programas Municipal e Estadual de DST/Aids de São Paulo fizeram, em três dias (20, 21 e 22 de junho), 773 testes rápidos para diagnóstico do HIV (quinze deles identificados como positivos).
A iniciativa foi parte da Campanha 'Fique Sabendo', lançada em 2003 pelo Ministério da Saúde. "Diante dos números alcançados, é nítida a relevância deste tipo de campanha de conscientização da população sobre a importância da realização do teste, principalmente para aqueles que não costumam frequentar os serviços de saúde", afirma o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids, Celso Galhardo Monteiro. "Essa iniciativa é extremamente importante para identificar precocemente as pessoas com HIV e, com isso, garantir sua assistência e qualidade de vida", completa Monteiro.
A testagem aconteceu no Instituto Pasteur de São Paulo, região central da cidade. Além disso, foram distribuídos no local preservativos masculinos, gel lubrificante e folhetos explicativos.

O Teste Rápido para Diagnóstico (TRD) é um exame de tecnologia nacional e uma maneira prática e segura de chegar a um resultado rápido (30 minutos), a partir de uma amostra de sangue. Antes e após a testagem, a pessoa passa pelo "aconselhamento" realizado por profissionais especializados na área de saúde.

A metodologia foi implantada no Município de São Paulo em 2006 e, desde então, cerca de 350 profissionais de Saúde foram treinados. Além dos 24 serviços especializados em DST/Aids, 44 Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizam o TRD. Atualmente, este exame representa 35% do total de sorologias realizadas na rede municipal especializada em DST/Aids.

www.dstaids.prefeitura.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário