Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 27 de junho de 2011

Centro Hospitalar Lisboa Norte e Garcia de Orta seleccionados para estudo da UE

O Centro Hospitalar Lisboa Norte e o Hospital Garcia de Orta, em Almada, foram selecionados para participarem no projeto de investigação para Qualidade e Segurança nos Hospitais da União Europeia (QUASER).

O QUASER, refere um comunicado hoje divulgado, “pretende identificar as boas práticas hospitalares, nomeadamente sobre a eficácia clínica, segurança e satisfação dos doentes dos serviços públicos de saúde”.

Este projeto, promovido pela Comissão Europeia, tem como base um estudo comparativo, levado a cabo por seis universidades europeias que “estão investigar e a avaliar os sistemas de saúde em cinco países europeus (Portugal, Reino Unido, Noruega, Holanda e Suécia), através de uma amostra de dez hospitais públicos, dois por cada país”.

Em Portugal, onde foram selecionados o Centro Hospitalar de Lisboa Central e o Hospital Garcia de Orta, o estudo de três anos será levado a cabo pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE).

O programa QUASER, refere a nota, “além de propor um guia de orientação estratégico para as boas práticas hospitalares, irá contribuir com um quadro de referência que permitirá aos pagadores dos serviços de saúde acederem e monitorizarem a qualidade e segurança dos serviços prestados”.

O objetivo é “assegurar que qualquer cidadão tenha acesso a cuidados de saúde de qualidade, dentro do espaço europeu”.

O QUASER é financiado, em três milhões de euros, através do programa “Seventh Framework Programme - FP7”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário