O Centro Hospitalar Lisboa Norte e o Hospital Garcia de Orta, em Almada, foram selecionados para participarem no projeto de investigação para Qualidade e Segurança nos Hospitais da União Europeia (QUASER).
O QUASER, refere um comunicado hoje divulgado, “pretende identificar as boas práticas hospitalares, nomeadamente sobre a eficácia clínica, segurança e satisfação dos doentes dos serviços públicos de saúde”.
Este projeto, promovido pela Comissão Europeia, tem como base um estudo comparativo, levado a cabo por seis universidades europeias que “estão investigar e a avaliar os sistemas de saúde em cinco países europeus (Portugal, Reino Unido, Noruega, Holanda e Suécia), através de uma amostra de dez hospitais públicos, dois por cada país”.
Em Portugal, onde foram selecionados o Centro Hospitalar de Lisboa Central e o Hospital Garcia de Orta, o estudo de três anos será levado a cabo pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE).
O programa QUASER, refere a nota, “além de propor um guia de orientação estratégico para as boas práticas hospitalares, irá contribuir com um quadro de referência que permitirá aos pagadores dos serviços de saúde acederem e monitorizarem a qualidade e segurança dos serviços prestados”.
O objetivo é “assegurar que qualquer cidadão tenha acesso a cuidados de saúde de qualidade, dentro do espaço europeu”.
O QUASER é financiado, em três milhões de euros, através do programa “Seventh Framework Programme - FP7”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário