Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 21 de junho de 2011

Ultrassonografia

Ultrassonografia do rim direito

O que é
Exame de diagnóstico por imagem que aproveita o eco produzido pelo som para captar e enxergar, em tempo real, estruturas e órgãos do corpo.

Para que serve
Serve para observar e detectar alterações na estrutura anatômica e no funcionamento das mais diversas estruturas do corpo. Auxilia na pesquisa de doenças congênitas ou adquiridas ao longo da vida e permite o acompanhamento da evolução de diversas enfermidades, assim como dos resultados de intervenções cirúrgicas.

Como é feito
O médico passa um gel sobre a estrutura a ser analisada e depois passar sobre ela um aparelho que usa ondas de som para criar uma imagem do local analisado.

Preparo
Depende do local a ser analisado. Ultrassonografias que analisam a região da pelve, por exemplo, requerem a ingestão de três a quatro copos de líquido uma hora antes do exame e a retenção da urina.

Valores de referência
O resultado é dado sob a forma de laudo, emitido pelo médico radiologista, que descreverá as alterações encontradas. As imagens também devem ser fornecidas ao paciente, impressas em papel especial ou em um CD com imagens digitais.

http://saude.ig.com.br/minhasaude/exames/ultrassonografia/ref1237835440345.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário