Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 21 de junho de 2011

Saiba quais os mitos e verdades sobre o consumo de chocolate


Chocolate pode ajuda no controle dos efeitos da TPM

Doce, delicioso, “remédio” contra a depressão e um ótimo presente para ocasiões especiais. O chocolate é apreciado no mundo inteiro pelo seu sabor há séculos. Não é raro encontrar citações especiais inclusive em muitas manifestações culturais, como música, cinema ou literatura. Tanta atenção faz também com que sejam atribuídas muitas propriedades especiais ao alimento. Saiba qual delas são verdadeiras.

Quem nunca atribuiu ao chocolate, por exemplo, o fato de ter adquirido muitas espinhas no rosto? Há quem acredite piamente nisso, mas se trata de um dos mitos sobre o chocolate. “Nenhum estudo científico comprova a relação entre o consumo de chocolate e o surgimento de espinhas”, diz a nutricionista funcional Luciana Harfenist.

Segundo ela, estudos realizados na Universidade da Pensilvânia demonstraram que o consumo de chocolate não estava relacionado ao desenvolvimento da acne.

Verdades

Outras propriedades do chocolate, no entanto, são comprovadas. Uma delas, segundo Luciana, é a ajuda no controle da TPM. “O chocolate tem, em sua composição, nutrientes como a feniletilamina, que são capazes de estimular a produção de substâncias importantes para o tratamento”.

No entanto, ela adverte que não basta apenas se esbaldar com o chocolate para conter os efeitos da TPM. “É fundamental aliar equilíbrio alimentar à atividade física”.

A nutricionista também explica que o hábito de comer chocolate quando está triste é válido, pois realmente ajuda a reduzir a depressão. “Ele colabora no aumento da serotonina e da endorfina, substâncias que normalmente estão em baixa nas pessoas deprimidas”.

Consumo excessivo

Segundo a nutricionista, é preciso tomar cuidado com o consumo excessivo de chocolate, comum em períodos como a Páscoa. “A quantidade ideal para ser consumida é de 30 a 60 gramas ao dia de produtos com 50% de cacau ou mais, para que se obtenha os benefícios dos flavonóides.

Ela explica que o chocolate consumido em excesso realmente resulta em aumento do peso. E diz que há diferenças entre o produto ao leite e o branco.

“O chocolate branco tem mais manteiga de cacau em sua composição, sendo mais calórico do que o chocolate preto. Além disso, esse tipo de chocolate não tem os flavonóides presentes no cacau”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário