Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 26 de julho de 2011

Apneia do sono está ligada a transtornos vasculares

Mesmo pacientes que ainda não apresentaram o problema devem ficar atentos

A apneia obstrutiva do sono, condição que causa a pausa da respiração durante o sono, tem papel importante nas anormalidades vasculares e deve ser tratada, evitando assim condições cardíacas potencialmente fatais, é o que aponta um novo estudo.

A Associação Americana do Coração informa que aproximadamente 15 milhões de adultos americanos sofrem de apneia obstrutiva do sono. Tal condição pode causar alterações no funcionamento das veias, interrompendo o suprimento de sangue para o coração mesmo em pessoas saudáveis. Pesquisas anteriores já haviam relacionado disfunções vasculares a transtornos cardíacos.

Para o estudo, publicado no periódico Hypertension, pesquisadores monitoraram o funcionamento do sistema vascular de 108 pessoas saudáveis. Os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro, formado por pessoas com apneia do sono de nível moderado a grave e sem problemas de hipertensão; o segundo, formado por hipertensos sem apneia; e o terceiro, por pessoas sem nenhum dos dois problemas.

Os pesquisadores constataram que os participantes que sofriam de apneia apresentaram melhora no suprimento e funcionamento vascular depois de receberem pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) através de máscara nasofacial usada durante o sono.

“Os resultados devem mudar a forma como médicos tratam os pacientes acometidos por apnéia obstrutiva do sono. Mesmo pacientes aparentemente saudáveis que sofrem do transtorno apresentam anormalidades em veias e artérias, além de suprimento debilitado de sangue para o músculo cardíaco, problemas que podem apresentar melhoras com o uso de CPAP”.

É essencial estar atento à ligação entre a apnéia obstrutiva do sono e o problema cardíaco, concluíram os autores do estudo. “Esta condição pode ser tratada, por isso é importante que médicos estejam atentos à sua ocorrência”, disse Lip.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário