Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 21 de julho de 2011

DPOC: uma doença pouco conhecida

Enfermidade provocada pelo fumo ataca os pulmões e coloca em risco a vida de 7 milhões de brasileiros. A maioria nem desconfia



Foto: Thinkstock Photos Ampliar
Provocada pelo cigarro, a DPOC atinge mais os homens. Desconhecimento dos sintomas atrasam o tratamento

“DP o que?” Essa é a reação comumente ouvida nos consultórios médicos, quando o paciente recebe o diagnóstico de DPOC – a doença pulmonar obstrutiva crônica.

Considerada a sexta causa de mortalidade no mundo e a quinta no país – devendo subir para a terceira posição no ranking até 2020, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) -, a enfermidade é progressiva, crônica e incapacitante.

Estima-se que 7 milhões de brasileiros sejam portadores da doença, provocada em 90% dos casos pelo tabagismo. Ela é responsável por altos índices de hospitalização, internações e mortes prematuras, piora com o passar dos anos e é mais prevalente no sexo masculino.

Teodoro, personagem de Tarcísio Meira na novela global "Insensato Coração", era portador da doença.
“Mais da metade dos doentes desconhecem seus sintomas e apenas 300 mil estão em tratamento”, diz o pneumologista Roberto Stirbulov, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

A exposição constante às substâncias nocivas encontradas na fumaça do cigarro é o que causa a inflamação crônica nas vias respiratórias e nos pulmões. Então ocorre um aumento na produção de secreção e o catarro fica mais espesso e pegajoso. A doença também pode causar fibrose, perda de elasticidade pulmonar e danos nos alvéolos, além de provocar repercussões sistêmicas como doenças cardiovasculares, diabetes, perda de massa muscular, osteoporose.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário