Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 21 de julho de 2011

Portugal: Sarampo: OMS avisa jovens que frequentam festivais de Verão e eventos desportivos


A Organização Mundial da Saúde (OMS) avisou hoje que um calendário de verão cheio de eventos musicais e desportivos pode contribuir para agravar a proliferação do sarampo na Europa, a menos que as pessoas estejam vacinadas.

A organização lembra que a Europa continua a lutar contra surtos de sarampo, com 38 países a reportarem mais de 12 mil casos de janeiro a maio deste ano.

Num comunicado, a OMS alerta que o contacto intenso entre várias pessoas em eventos públicos pode ajudar a disseminar a doença, sobretudo numa altura em que a Europa se prepara para receber eventos desportivos e festivais de música.

“Torna-se particularmente importante que adolescentes e jovens adultos que viajam para esses eventos se certifiquem que as vacinas estão atualizadas”, refere a nota.

O sarampo é uma doença altamente infeciosa que afeta pessoas de todas as idades, com casos registados desde crianças abaixo dos 12 meses a adultos com mais de 50 anos.

As crianças com menos de cinco anos são consideradas como grupo de risco para complicações, incluindo pneumonia e encefalite aguda, que pode levar à morte. Contudo registaram-se também pelo menos cinco mortes relacionadas com sarampo em adolescentes e adultos na Europa entre 2010 e 2011.

A OMS lembra que 99% das pessoas que recebem duas doses da vacina eficaz contra o sarampo desenvolvem imunidade à doença: “Ser vacinado a tempo é vital”.

A autoridade mundial lamenta que frequentemente se subestimem os riscos associados ao sarampo.

“Sem um compromisso coletivo para a imunização, vamos continuar a ver a doença a espalhar-se e, tragicamente, veremos mais hospitalizações e possivelmente mortes, por esta doença prevenível”, indica no comunicado o diretor regional da OMS para a Europa, Zsuzsanna Jakab.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário