Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Estudo condena medicamento Champix; Pfizer se defende



O medicamento Champix, prescrito para quem quer deixar de fumar, apresenta riscos cardiovasculares significativos, segundo um novo estudo, publicado nesta segunda-feira, e criticado pelo laboratório Pfizer, que comercializa o produto.

Segundo o estudo publicado na revista científica Canadian Medical Association Journal (CAMJ) e realizado com 8.000 pessoas que, em geral, não têm problemas cardíacos, o uso da molécula vareniclina (comercializada com o nome Champix) "está associado a um risco crescente de 72% das hospitalizações por acidentes cardiovasculares graves como um ataque ou uma arritmia cardíaca".

"Sabemos há anos que o Champix é um dos medicamentos com receita mais perigosos do mercado americano, basta observarmos os efeitos colaterais declarados", disse, em comunicado, o professor Curt Furberg, principal autor do estudo.

"O medicamento provoca perdas de memória, trastornos visuais, suicídios, estados de violência ou depressão e agrava os casos de diabetes", disse. "A esta lista, podemos, agora, agregar graves problemas cardiovasculares".

Após a publicação, a Pfizer rejeitou as acusações e criticou o método do estudo, especialmente "a maneira em que foram contados e classificados os acidentes cardiovasculares".

2 comentários:

  1. Penso que é um vício muito triste que o ser humano adquire e que é preciso deixá-lo a qualquer custo uma vez que tem prejudicado inclusive à SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL. E até o momento, o único medicamento que está resolvendo meu caso é esse. O BUPROPIONA, ZIBAN, eu já tomei e não resolveu. O CHAMPIX TIRA TODO O PRAZER DE FUMAR. Graças a Deus que estou conseguindo. Bom que até diminuiu minha gulodice

    ResponderExcluir
  2. Fico contente em saber que está conseguindo superar esta difícil, mas não impossível, tarefa de deixar de fumar.
    PARABÉNS E NÃO DESISTA!!

    ResponderExcluir