Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Maquiagem tem validade e pode ser contaminada por bactérias e fungos

A alteração dos componentes da maquiagem pode irritar a pele ou causar alergia
Modelo se maqueia na SPFW / Foto Arena/AE
Muitas pessoas não sabem, mas os cosméticos preferidos das mulheres têm vida curta. Isso mesmo, maquiagem tem prazo de validade e pode ser contaminada por fungos e bactérias.  “O contato com o ambiente e o manuseio constante da maquiagem aumenta a probabilidade de contaminação, já que os produtos possuem gordura e proteína em sua composição”, diz Fabiana Lucena, maquiadora do Asahi Hair.

O prazo de validade é encontrado na embalagem, mas as condições de armazenamento podem interferir na vida útil do produto. Se a consistência, a coloração e o cheiro estiverem diferentes é hora de jogá-lo fora e comprar um novo.

A alteração dos componentes da maquiagem pode irritar a pele ou causar alergia. “Ardor, pele rosada e coceira na face são sinais de que o produto está vencido. Se isso acontecer, a mulher deve parar de usá- lo imediatamente e procurar um médico se os sintomas foram intensos”, diz Edileia Bagatin, dermatologista da Unifesp.

Para não ter problemas indesejáveis, a dica é guardar a maquiagem em local seco, fresco e escuro. E evite testar os cosméticos expostos em mostruários de lojas de departamento e farmácias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário