Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de julho de 2011

SUS irá adotar testes rápidos para hepatites B e C

Ação tem início em agosto. Resultados dos exames ficarão prontos em 30 minutos

O Sistema Único de Saúde (SUS) começa a oferecer testes rápidos para detectar as hepatites B e C a partir de agosto, divulgou o Ministério da Saúde nessa segunda-feira (18). Os resultados dos exames ficarão prontos em 30 minutos. Os investimentos, segundo o governo, são de R$ 10,6 milhões para a aquisição de 3,6 milhões de testes.

Os usuários dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das capitais do País terão a sua disposição o teste a princípio. Em um segundo momento, os testes passarão a ser oferecidos às unidades básicas de saúde. Segundo a pasta, os testes rápidos são exames de triagem.

O paciente que tiver o resultado do teste positivo para hepatite B ou C será encaminhado para a rede de saúde para ter seu diagnóstico concluído. Para fazer o teste é preciso apenas uma gota de sangue. Os pacientes que passam pelo exame recebem aconselhamento antes e depois da teste, do mesmo modo como no diagnóstico da infecção pelo HIV, acrescenta o Ministério.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário