Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Planos de saúde regulamentados lideraram cadastro de reclamações em 2010



Dados do cadastro de reclamações fundamentadas em 2010, feito pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça mostram que os planos de saúde regulamentados receberam mais reclamações no ano passado, chegando a 668 denúncias. As informações são do jornal Infomoney.

De acordo com a publicação, em segundo lugar estão os planos odontológicos com 289 reclamações, sendo que 29,17% delas foram atendidas e 40,83% e 118 reclamações não foram. Os convênios de assitência médica/odontológica ficaram na terceira posição, com 12,06% do total de reclamações da área da saúde. Do total 141 foram atendidas e 52 ficaram sem respostas.

No quarto e quinto lugares ficaram os planos de saúde não regulamentados e os aparelhos corretivos, com 7,31% e 4,38% de reclamações, respectivamente. Foram resolvidas 43 e 18 reclamações, e 74 e 52 ficaram sem solução, nessa mesma ordem.

Juntos, eles correspondem a 83,56% das reclamações fundamentadas da categoria. No total, foram 1.600 reclamações na área de saúde em 2010, de acordo com os dados do Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2010, feito pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça.

Problemas
Entre os problemas mais reclamados, pode-se citar confusões com contratos de saúde (não cobertura, abrangência e reembolso), com 257 reclamações. Do montante, 60,70% foram atendidas e 39,30% ficaram sem solução.

Em seguida, o descumprimento das ofertas teve 230 reclamações no período, com 130 casos resolvidos e 100 sem solução.

Na terceira posição, negativa de cobertura teve 185 reclamações, sendo que 97 foram resolvidas e 88 não foram atendidas.

Na quarta e quinta posições, ficaram os problemas de reajuste e os de rescisão/substituição/alteração de contrato, com um total de 11,06% e 7,81% de reclamações, respectivamente. Foram resolvidas 62 e 76 reclamações, e 115 e 49 ficaram sem solução, nessa mesma ordem.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário