Funciona no Centro de Especialidades Médicas Dr. Dario de Faria Tavares (CEM-Santa Casa), desde o ano passado, o projeto “Contra-Referência”, instaurado pela Gerência Ambulatorial junto ao serviço social da unidade. O objetivo é devolver o paciente para a rede pública de saúde com responsabilidade, após ser atendido no CEM.
Antes da implantação do projeto, o paciente encaminhado ao CEM, mesmo quando não necessitava mais de atendimento especializado, insistia em ser acompanhado na unidade. O projeto “Contra-Referência” veio como solução para este problema. O serviço social do CEM faz o acolhimento após alta médica e estabelece contato com o posto de saúde, para que ele seja responsável pela continuidade no tratamento do paciente. Caso haja novamente necessidade de tratamento especializado, o posto de saúde marcará uma nova primeira consulta para o usuário no CEM.
Com a “Contra-Referência”, cria-se um vínculo com a unidade básica de saúde, na qual terá o serviço social como intermediário no caso de qualquer ocorrência. Em maio de 2010, foram realizadas 54 contra-referências. No mesmo mês deste ano, foram 100. O bom resultado é advindo de um trabalho de sensibilização dos médicos para que eles continuem encaminhando seus pacientes às assistentes sociais do CEM, que fazem o contato direto com a unidade básica de saúde.
Fonte revistahospitaisbrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário