Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Projeto “Contra-Referência” do CEM apresenta resultados satisfatórios

Funciona no Centro de Especialidades Médicas Dr. Dario de Faria Tavares (CEM-Santa Casa), desde o ano passado, o projeto “Contra-Referência”, instaurado pela Gerência Ambulatorial junto ao serviço social da unidade. O objetivo é devolver o paciente para a rede pública de saúde com responsabilidade, após ser atendido no CEM.

Antes da implantação do projeto, o paciente encaminhado ao CEM, mesmo quando não necessitava mais de atendimento especializado, insistia em ser acompanhado na unidade. O projeto “Contra-Referência” veio como solução para este problema. O serviço social do CEM faz o acolhimento após alta médica e estabelece contato com o posto de saúde, para que ele seja responsável pela continuidade no tratamento do paciente. Caso haja novamente necessidade de tratamento especializado, o posto de saúde marcará uma nova primeira consulta para o usuário no CEM.

Com a “Contra-Referência”, cria-se um vínculo com a unidade básica de saúde, na qual terá o serviço social como intermediário no caso de qualquer ocorrência. Em maio de 2010, foram realizadas 54 contra-referências. No mesmo mês deste ano, foram 100. O bom resultado é advindo de um trabalho de sensibilização dos médicos para que eles continuem encaminhando seus pacientes às assistentes sociais do CEM, que fazem o contato direto com a unidade básica de saúde.

Fonte revistahospitaisbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário