Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Portugal: Amostras de sangue viajam 41 Km no IP4

Fecho do laboratório de patologia clínica do Hospital de Macedo de Cavaleiros às 20h00, fins-de-semana e feriados, impede que se façam análises clínicas aos doentes internados. 

A falta de um controlo imediato da circulação sanguínea pode colocar em risco a vida de um doente, por exemplo, se estiver a sofrer um enfarte.

Sempre que é necessário fazer análises nos períodos nocturnos, fins-de-semana ou feriados, as amostras de sangue são colhidas e enviadas, pelo IP4, para o laboratório do Hospital de Bragança, que a 41 quilómetros, apesar de o laboratório do Hospital de Mirandela ficar 15 quilómetros mais perto.

O alerta é feito ao Correio da Manhã pela candidata à Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, que tomou conhecimento deste facto nas visitas que efectuou às unidades de saúde. Ana Rita Cavaco sublinha que "sai mais barato pagar a um técnico de laboratório que trabalhe das 20h00 às 08h00 do que pagar motoristas, gasóleo e portagens".

Fonte do hospital de Macedo de Cavaleiros, que pediu para não ser identificada, afirmou que "o hospital tem dos melhores blocos operatórios do País, mas tem vindo a perder valências, como a traumatologia, que passou para Bragança".

Fonte da administração do Centro Hospitalar do Nordeste, que integra as três unidades, afirmou que o "laboratório funciona há um ano com aquele horário, sem problemas, e os utentes não são prejudicados".

O Centro Hospitalar acrescenta que o "tempo de resposta entre o transporte da amostra e o envio online do resultado não é superior ao tempo em que o técnico, de prevenção, se deslocava de casa, colhia a amostra, calibrava aparelhos e obtinha o resultado".

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário