Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Osmar de Oliveira comenta a ortopedia no Brasil

Segundo o ortopedista, fatores como envelhecimento da população, acidentes e esportes contribuem para o crescimento da profissão

Os avanços nas pesquisas, o crescimento na procura da especialização e o incentivo das universidades têm feito a ortopedia crescer e se destacar nos últimos anos. Segundo o ortopedista, Osmar de Oliveira, a latente influência do esporte, o envelhecimento da população e o aumento na quantidade de acidentes de trânsito também são alguns dos fatores que têm ajudado a alavancar a popularidade.

“No último ano nós tivemos aproximadamente 10.000 casos de morte no Brasil por acidente de trânsito. Com isso a quantidade de casos ortopédicos aumenta muito e quando a vítima chega ao local não costuma ser um caso de complexidade baixa”.

Oliveira conta que causas como aumento na quantidade de acidentes não são estatísticas benéficas, mas são fatores que fazem os serviços da ortopedia tornarem-se mais necessários.

Se por um lado há o aumento no número de acidentes por outro há o crescimento na estimativa de vida da população. “Os brasileiros estão envelhecendo a olhos vistos esse quadro faz com que seja dada uma atenção maior a casos de osteoporose”.

Em sua participação no 2º Medical Travel Meeting Brazil realizado esta semana, em São Paulo, Oliveira contou que a medicina esportiva é um fator que tem contribuído para que o País seja reconhecido pela qualidade no atendimento.

“Somo o País do futebol e a procura por outras modalidades esportivas, como o MMA faz com que os atletas fiquem mais vulneráveis a sofrer lesões”.

Ele conta que a Sociedade de Medicina Esportiva tem uma representação internacional completamente assegurada e não tem nenhum congresso em que a medicina esportiva brasileira não seja bem representada. “Atualmente temos cursos de residência e pós-graduação direcionados para a medicina esportiva”.

Para exemplificar o bom momento da medicina esportiva brasileira, Oliveira lembrou alguns atletas que precisaram ser submetidos a cirurgias devido a contusões e todos preferiram ser operados no Brasil.

E aponta atletas como Giba, Ronaldo Fenômeno, Ganso, Rogério Ceni, Vampeta, que precisaram realizar procedimentos cirúrgicos e todos preferiram ser operados aqui.

“São pessoas que têm dinheiro, pertencem a clubes com dinheiro e valem muito dinheiro. E obtiveram bons resultados nas cirurgias realizadas aqui mostrando que nós não perdemos em nada em medicina esportiva e ortopedia”.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário