Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Portugal: Crise aumenta tuberculose

O agravamento das condições económicas dos portugueses e dos imigrantes vai fazer aumentar o número de casos de tuberculose em Portugal, contrariando assim a tendência que se tem vindo a verificar nos últimos anos, em que se registava uma descida do número de novos casos por ano.

O alerta foi feito ao Correio da Manhã pelo coordenador do Programa Nacional de Luta contra a Tuberculose, Fonseca Antunes. "É expectável que a crise económica aumente os casos de tuberculose no nosso país", afirma Fonseca Antunes, sublinhando que "o grande problema é detectar e tratar precocemente todos os casos". Quando isso não acontece, os custos dos tratamentos "mais do que duplicam", avisa o responsável.

Quando o doente é diagnosticado na fase inicial da doença, cada tratamento (em medicamentos) custa ao Estado cerca de 100 euros. Segundo os dados do Programa Nacional de Luta Contra a Tuberculose, no ano passado foram diagnosticados 2438 novos doentes e 188 pacientes tiveram de repetir o tratamento.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário