Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Portugal: Férias param recolha móvel de medula

As recolhas móveis de medula óssea foram suspensas em Junho devido às férias de Verão e apenas serão retomadas no início de Outubro. Durante quatro meses, o Centro Nacional de Dadores de Medula Óssea (Cedace) não organiza as habituais brigadas de colheita por todo o País, reduzindo assim as possibilidades de os doentes conseguirem encontrar um dador de medula compatível. Em todo o País existem apenas 28 centros de colheita, a maioria localizada em Lisboa. No Norte, durante este período, os voluntários apenas podem doar medula óssea no Centro de Histocompatibilidade, localizado no centro do Porto.

A paragem alargada dos serviços de colheita do Cedace deixou revoltadas várias famílias de doentes com leucemia. A organização de brigadas por todo o País abrange um enorme número de habitantes de norte a sul e também das ilhas.

"Dar às famílias a hipótese de organizarem brigadas de recolha de medula é uma ajuda muito importante. Esta paragem é incompreensível. A vida dos doentes fica quase em suspenso à espera de que as férias terminem", disse ao CM Adelaide Silva, mãe de Maria, de nove anos, menina que está à espera de um dador de medula compatível.

O Correio da Manhã contactou ontem o Centro de Histocompatibilidade do Sul, que gere o Cedace, mas até ao fecho desta edição não foi possível obter uma resposta.

"AJUDEM-NOS A SALVAR A MARIA"
Maria é uma menina de nove anos natural de Algueirão, Sintra, e está internada no Instituto Português de Oncologia de Lisboa à espera de um dador de medula óssea compatível.

A criança, a quem no final do ano passado foi diagnosticada leucemia, recebeu um transplante no dia 5 de Agosto, mas o corpo rejeitou a medula. Maria está agora sem defesas e necessita de receber diariamente transfusões de sangue e de plaquetas. "Esta fase é crucial, uma pequena infecção poderá ser fatal. Pedimos a toda a gente que doe sangue e plaquetas ao IPO para ajudar a Maria e também medula para tentarmos encontrar um novo dador compatível", apelou Adelaide Silva, mãe da menina.

A família de Maria tem passado dias difíceis e a menina tem sofrido bastante. "Apelo a todos para que nos ajudem a salvar a Maria", pede a mãe.

DIAS FIXOS PARA COLHEITA E COM MARCAÇÃO
Para além de em todo o País existirem apenas 28 centros de recolha de medula, em muitos deles a doação apenas pode ser feita em dias já definidos e com marcação prévia.

No Hospital de Elvas, por exemplo, a colheita de medula óssea apenas pode ser feita às segundas e terças-feiras entre as 09h00 e as 16h00. Caso semelhante ocorre no Funchal, onde as doações apenas podem ser feitas em duas terças-feiras por mês, das 09h00 às 13h00, e com marcação.

"Para além das viagens longas até aos centros, os dadores ainda estão sujeitos muitas vezes a marcações e a horários apertados. Isto leva muita gente a desistir", explica um familiar de um doente com leucemia.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário