Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Clínica canadense faz endoscopia sem cuidados e coloca pacientes em risco de contato com vírus da Aids

Inspeção mostra que o local fez milhares de exames sem cuidados necessários


Até 6.800 pessoas correram o risco de exposição ao vírus da Aids e à hepatite em uma clínica de Ottawa, no Canadá, durante a última década, informaram as autoridades de saúde canadenses nesta segunda-feira (17).
O diretor de Saúde Pública da capital do Canadá, Isra Levy, anunciou no final de semana que uma inspeção realizada na primavera descobriu instrumentos médicos sem a devida profilaxia em uma clínica não identificada.

Nesta segunda-feira (17), após críticas sobre a falta de informação envolvendo o caso, Levy disse em entrevista coletiva que trata-se de uma clínica situada no leste de Ottawa, dirigida por Christiane Farazli, que realizava endoscopias, incluindo colonoscopia.

- Esses exames já não ocorrem na clínica, que permanece em funcionamento.

As autoridades enviaram cartas a cerca de 6.800 pacientes que foram submetidos a processos endoscópicos entre abril de 2002 e junho de 2011, pedindo que realizem testes de HIV e hepatite.

- A Direção de Saúde Pública de Ottawa acredita que há um pequeno risco de que os pacientes tenham sido expostos à hepatite B, hepatite C e ao vírus da Aids durante os exames. Mas o risco de infecção é inferior a um para um milhão no caso de hepatite B, de um para 50 milhões no caso de hepatite C, e de um para 3 bilhões para HIV.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário