Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mitos e verdades da pneumonia

Pesquisa revela: ainda existe muita confusão em torno da doença e isso pode atrapalhar o tratamento

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) revela que ainda existe muita confusão em torno da pneumonia. De modo geral, as pessoas confundem as causas da doença, os sintomas e as alternativas de tratamento.

Primeiro, é importante saber que a pneumonia é uma infecção das vias respiratórias, facilitada pelo enfraquecimento do sistema imunológico. A doença é a principal razão de internação hospitalar no SUS, excluídas questões relacionadas à gestação, totalizando 900 mil casos por ano, de acordo com a SBPT.

Não é raro as bactérias causadoras da pneumonia chegarem à boca, mas as defesas naturais do organismo geralmente conseguem barrá-las ou eliminá-las sem grandes consequências.

“O problema se estabelece quando há alguma baixa no sistema imunológico, como no caso de diabéticos, portadores do vírus HIV e outras doenças crônicas”, afirma Igor Bastos Polonio, membro da SBPT.

“O principal fator responsável pelo agravamento da pneumonia é o atraso do início do tratamento. A demora em procurar o médico, a automedicação ou a realização de exames inadequados levam a quadros mais graves e até mesmo à morte”, alerta Jussara Fiterman, presidente da SBPT.

A pesquisa divulgada pela entidade revela que as pessoas não sabem identificar os principais sintomas da doença, muitas vezes parecidos com os sintomas da gripe. E isso acaba postergando o início do tratamento. Sem a medicação adequada quando a doença surge, a chance de complicações é maior.

Pneumonia é uma gripe mal curada.
Errado.
A gripe é causada pelo vírus Influenza e pode deixar as defesas do organismo fragilizadas, o que facilita a entrada de bactérias, vírus ou outros agentes perigosos no sistema respiratório. Pneumonia não é gripe mal curada, mas gripe e resfriados aumentam o risco de pneumonia.

Existe princípio de pneumonia.
Errado.
Pneumonia é uma infecção no sistema respiratório. A pessoa está infectada ou não. A expressão princípio de pneumonia é muito usada, mas dá a falsa ideia de um estágio da doença que não existe.

A pneumonia é mais grave em idosos.
Certo.
Cerca de 70% das mortes pela doença acontecem em pessoas com mais de 60 anos porque o organismo delas está mais fragilizado. Eles precisam de atenção especial para que o diagnóstico seja feito rapidamente e o tratamento tenha mais rigor.

Crianças são mais vulneráveis à pneumonia.
Certo.
A pneumonia bacteriana, a mais comum, é responsável por 20% a 40% das hospitalizações de menores de 5 anos nas Américas, sendo a segunda causa de morte neste grupo. Isso acontece porque as defesas do organismo ainda estão em formação nas crianças pequenas.

Os sintomas da pneumonia são parecidos com os da gripe.
Certo.
A doença pode se manifestar com dor de garganta, espirros e coriza. Mas ela geralmente evolui com mais rapidez e passa a causar tosse, febre alta, mal-estar generalizado e alteração da pressão arterial. Os sintomas devem ser devidamente avaliados por um médico, especialmente se os pacientes estiverem em grupos de risco como idosos, crianças e pessoas com imunidade reduzida.

Pneumonia pode ser adquirida pela poeira.
Errado.
Poeira e poluição, de modo geral, prejudicam e reduzem as defesas naturais do organismo, podendo facilitar a contaminação do sistema respiratório. Mas a poeira, por si, não é suficiente para contaminar uma pessoa.

Problemas do coração aumentam o risco de pneumonia.
Certo.
As doenças do coração, como a maioria das doenças crônicas, afetam o sistema imunológico e deixam o sistema respiratório mais vulnerável. O mesmo acontece com pacientes portadores do vírus HIV ou de diabetes.
Verão aumenta o risco
de pneumonia.
Certo.
O início das manhãs tem mais poluentes no ar e isso favorece o contágio de pneumonia. Mas o inverno, quando muito seco, aumenta ainda mais o risco de contágio. Clima úmido é mais favorável às defesas do sistema respiratório.

Broncopneumonia é uma forma de pneumonia.
Certo.
O termo broncopneumonia é referente a um padrão radiológico, identificado em exames de Raio X, que indicam um determinado tipo de pneumonia. Tal padrão pode ajudar a identificar o agente infeccioso e dar mais informações ao médico na hora de definir a estratégia de tratamento.

Crianças devem receber vacina contra pneumonia.
Certo.
Existem vacinas contra diversos tipos de pneumococos e elas são recomendadas por médicos às crianças pequenas. Isso porque o risco de complicações em casos de pneumonia é maior, além dos pneumococos poderem causar doenças mais graves, como meningite.

Ar-condicionado pode favorecer a pneumonia.
Certo.
O processo de refrigeração torna o ar muito seco e isso favorece a penetração de germes causadores da pneumonia no aparelho respiratório. O controle da umidade no ambiente ajuda a evitar esse problema, além da ingestão regular de muita água, algo em torno de dois litros por dia. Ter uma boa hidratação protege os pulmões.

Ficar exposto ao vento frio pode causar pneumonia.
Certo.
Exposição ao frio é um fator de risco para gripe e resfriado, especialmente se a exposição representar uma mudança brusca de temperatura. Gripes e resfriados enfraquecem o sistema imunológico e isso aumenta o risco de pneumonia.

Fumar aumenta o risco de pneumonia.
Certo.
A fumaça do cigarro afeta as vias respiratórias e isso facilita a entrada de agentes maléficos aos pulmões. Os danos são causados nos cílios pulmonares, pequenos pelos que forram as vias aéreas e agem como barreira para obstruir a entrada de germes. O movimento destes cílios reduz por causa do efeito do fumo.
 
Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário