Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Conheça as diferenças entre os principais tipos de massagem

Veja a seguir quais são as técnicas mais populares, benefícios e contraindicações.


MASSAGEM TAILANDESA
Usa os mesmos movimentos da ioga. Os alongamentos aplicados pelo terapeuta são intercalados com exercícios para diminuir o ritmo da respiração e a frequência cardíaca, combatendo o estresse. Trabalha principalmente pescoço e cabeça. A frequência ideal é de uma a três sessões por semana. Não é indicada em casos de problemas cardíacos, cirurgia recente, varizes ou infecções na pele.

MASSAGEM SUECA
Técnica baseada em uma sequência com cinco manobras: deslizamento, mais leve; fricção; amassamento, que diminui a contração dos grandes grupos musculares; vibração, para descontrair áreas menores; e percussão, com efeito estimulante. Trata contraturas, alterações posturais e pode ser relaxante ou estimulante, dependendo da velocidade e da profundidade das manobras. Não deve ser feita por quem tem inflamação ou infecção.

MASSAGEM ESPORTIVA
Adapta a velocidade e a força das manobras clássicas para momentos diferentes da atividade física. Antes do exercício é rápida e superficial, para "despertar" o músculo. No intervalo é mais lenta para soltar a musculatura e ajudar a eliminação de toxinas como o ácido lático. Quando o exercício termina é mais profunda. Serve para atletas em treinamento intenso ou em competição, e não para quem faz exercícios moderadamente.

MODELADORA
Estimula a pele e o tecido adiposo, redistribuindo a gordura e diminuindo o aspecto "casca de laranja" causado pela celulite. Mas não "quebra gordura". "E nem pode, isso causaria dano ao tecido", afirma a fisioterapeuta Pascale Tacani. Não é relaxante, ao contrário, estimula o metabolismo. Contraindicada para que tem inflamação e microvarizes.

REFLEXOLOGIA PODAL
Baseada na medicina tradicional chinesa, segundo a qual todos os órgãos do corpo estão refletidos na planta do pé. Os objetivos dessa técnica são estimular o órgão relacionado ao ponto trabalhado (como na massagem do tecido conjuntivo) ou equilibrar o fluxo energético (como no shiatsu). Pode ser dolorida, mas, se os pontos específicos não forem massageados da forma correta, a terapia não tem efeito.

Luiza Sigulem/Folhapress
Lidiane Gebara, da Universidade Anhembi Morumbi, faz massagem com bambu na estudante Gabriela Nachbar
Lidiane Gebara, da Universidade Anhembi Morumbi, faz massagem com bambu na estudante Gabriela Nachbar

RECURSOS AUXILIARES
O terapeuta usa bambu, pedras, ventosas. As ventosas criam pressão negativa que trata aderências e cicatrizes. O bambu permite ao massagista fazer rolamentos que relaxam grandes grupos musculares. As pedras melhoram a circulação. "É todo um clima que se cria com texturas que não fazem parte da técnica, mas contribuem para o efeito", diz a gerontóloga Lígia Posser.

MASSAGEM DO TECIDO CONJUNTIVO
A partir da manipulação da pele são estimuladas as chamadas zonas reflexas -vísceras e órgãos distantes da área tocada, mas ligados a ela por caminhos do sistema nervoso. Em vez de pressionar os músculos, o terapeuta "puxa" a pele, como se fosse descolá-la.

Indicada quando há áreas da pele doloridas relacionadas a um problema em algum órgão. Pode causar alergia em algumas pessoas. Não é para relaxar: causa um estímulo doloroso e irrita a pele.

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL
Massagem profunda que atinge as fáscias (tecido que envolve os músculos e os conecta aos tendões). Útil para dores posturais, mas, dependendo do nível de tensão muscular, pode doer. Exige uma série de sessões para dar resultado.

Ajuda a relaxar. As indicações incluem problemas de coluna, desvios ortopédicos, lesões por esforços repetitivos e doenças osteomusculares. Uma das técnicas que trabalha a liberação miofascial é o Rolfing.

DRENAGEM LINFÁTICA
Estimula o sistema linfático, que absorve e transporta líquidos, proteínas e gorduras no organismo. Ajuda a eliminar líquidos e diminui o inchaço causado por insuficiência venosa, problemas de tireoide ou ciclo menstrual, segundo a fisioterapeuta Pascale Tacani.

As manobras, suaves, têm efeito analgésico e relaxante. Contraindicada em casos de trombose e pressão alta.

QUIROPRAXIA
Diferencia-se de outras massagens porque não trabalha os músculos, mas as articulações. São movimentos rápidos e precisos para tirar pressões nas articulações e realinhá-las. Segundo Ana Paula Facchinato, coordenadora do curso de quiropraxia da Universidade Anhembi Morumbi, o tratamento é indicado para dores lombares, no pescoço e hérnias de disco. "Se não for feita da forma certa, a terapia faz mais mal do que bem.

SHIATSU
Pressão nos mesmos pontos do corpo usados na acupuntura. Não há óleos ou cremes. Segundo a fisioterapeuta Patricia Mari Maruyama, a técnica libera a musculatura e equilibra o fluxo de energia nos meridianos (canais que transportam energia vital para os órgãos, na medicina chinesa). Não é indicada para depois do esporte e não é a melhor opção se a pessoa está com inchaço.

ANMA
Combina a pressão em pontos do corpo com deslizamento e amassamento dos músculos. É mais suave que o shiatsu, o que a torna interessante para pessoas muito sensíveis à dor, que podem se incomodar com a pressão em pontos doloridos. Indicações e efeitos são os mesmos do shiatsu.

Luiza Sigulem/Folhapress
A advogada Beatriz Curry recebe massagem subaquática no spa Viktoria Garten, em Itapecerica da Serra (SP)
A advogada Beatriz Curry recebe massagem subaquática (unterwassermassage) no spa Viktoria Garten, em Itapecerica da Serra (SP)

UNTERWASSERMASSAGE
Na técnica alemã, a pessoa fica dentro de uma banheira e o terapeuta usa um jato d'água forte para tonificar o corpo, aumentar a circulação e estimular a eliminação de líquidos. Relaxa e trabalha a musculatura ao mesmo tempo, diz Helga Fischer, dona do Viktoria Garten. Indicada para relaxamento e reabilitação. É preciso passar por análise para avaliar a intensidade do jato (varia conforme o condicionamento e o tônus).

AYURVÉDICA
Na medicina indiana, a massagem é parte do tratamento. Deve ser indicada de acordo com o "dosha" (biótipo) da pessoa e do que precisa ser ajustado.

Há várias escolas. Comum a todas é o uso de óleos escolhidos conforme o objetivo: estimular, acalmar etc. As manobras são contínuas e associadas à respiração. Algumas usam também os pés nas manobras, o que permite atingir musculaturas mais profundas e pode ser dolorido. Contraindicada em casos de inflamações, infecções, excesso de toxinas no corpo, menstruação ou gravidez.

WATSU
Alongamento em piscina aquecida, é indicada na reabilitação de derrame e doença de Parkinson e para aliviar estresse. Diminui o tônus muscular e trabalha a coluna, o quadril e o trapézio. "O terapeuta movimenta o corpo da pessoa e ela recebe a massagem pela água quente", diz o fisioterapeuta Marcelo Roque. Não é indicada em casos de tônus muscular muito flexível, como na síndrome de Down, e de cardiopatias graves.

Fonte Folhaonline
Luiza Sigulem/Folhapress
O terapeuta Fabio Oliveira, do spa Viktória Gartena, aplica técnica tailandesa na artista plastica Adrienne Hitzler, 43
O terapeuta Fabio Oliveira, do spa Viktoria Garten, aplica técnica tailandesa na artista plástica Adrienne Hitzler, 43

Nenhum comentário:

Postar um comentário