A homeopatia é um tratamento que pode ser um grande aliado da mulher. Sua aplicação nos problemas que afetam a saúde feminina vão além da prevenção.
Nascida na Alemanha, em 1743, com o Dr. Samuel Hanneman, a homeopatia - hoje largamente difundida – é um tratamento baseado na "lei da semelhança". Segundo a teoria homeopática, a cura da doença pode ser alcançada quando se dá um medicamento que apresente características semelhantes ao que a pessoa está sentindo – é o que se chama de medicamento de fundo ou simillimun –, além de promover o equilíbrio do corpo, da mente e da energia.
Ao contrário do que muitos pensam, a homeopatia não é somente um tratamento com resultados de longo prazo, podendo ter efeitos bastante rápidos, dependendo do que se deseja tratar. Para isso, muitas vezes utilizamos grupos de pequenos medicamentos, isolados ou em fórmulas, além do similimun.
Por ser um tratamento que utiliza medicamentos naturais e especialmente preparados, qualquer pessoa pode utilizar, ou seja, é livre de contra-indicações. Mas atenção: ela só deve ser prescrita pelo médico especialista no assunto. É utilizada em diversas especialidades médicas, inclusive ginecologia e obstetrícia e para quem tem problemas sexuais. Estas são algumas indicações:
Em Ginecologia
- sintomas da TPM
- dores nas mamas
- cólicas menstruais
- hemorragias
- miomas uterinos e cistos nos ovários
- corrimentos vaginais de repetição (como a candidíase)
- sintomas da menopausa
- tratamento do HPV
- diminuição do desejo sexual
Nas grávidas
- tratamento do enjôo e da azia
- rinite alérgica e resfriados
- hemorróidas na gravidez
- prevenção de estrias e quelóide na cicatriz do pós-parto
- prevenção e tratamento da dor pós-operatória, entre muitas outras.
Muitos destes tratamentos também podem ser feitos para prevenir o reaparecimento dos sintomas, como por exemplo na candidíase de repetição, no HPV, nos calores da menopausa e na TPM – o terror de muitas mulheres!
Em resumo, o principal objetivo da utilização da homeopatia, é dar à mulher a opção de um tratamento natural, sem contra-indicações ou efeitos colaterais e igualmente eficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário