Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Casos de escarlatina são mais comuns nesta época do ano

Febre, manchas vermelhas pelo corpo, dor de garganta e de cabeça, náusea e vômito. Se você está com esses sintomas, atenção: você pode estar com escarlatina.

O nome é meio feio, mas é uma doença muito comum entre as crianças nesta época do ano. Ela é causada por uma bactéria, transmitida normalmente pela saliva. E é durante a primavera que o contágio aumenta - assim como acontece com a catapora e a rubéola.

Identificar a doença é fácil. O médico pode observar os sintomas em um exame clínico ou a partir de exames de laboratório. Neles, um profissional passa um cotonete na garganta do paciente, para ver se a bactéria está escondidinha ali.

PEGUEI, E AGORA? Não precisa se preocupar. Se o médico confirmar o caso de escarlatina, ele vai receitar um antibiótico. Poucos dias depois já dá para sentir a melhora.

Mas é preciso tomar cuidado. Não é muito bom ir à escola por, pelo menos, um dia após o início do tratamento com o remédio. Afinal, sua saliva pode deixar um amigo da classe doente, né?

Fonte folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário