Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A homeopatia é uma aliada contra a TPM

Quase a totalidade das mulheres, quando perguntada sobre qual o pior período da vida pelo qual já passou, vai responder que são “aqueles dias”, o período em que se encontram na TPM.

Mesmo não sendo novidade nenhuma para elas, será que elas conhecem mesmo tudo sobre a tensão pré-menstrual?

O médico, especialista em homeopatia, Moisés Chencinski explica que existem quatro tipos delas. O tipo A, caracterizada pela ansiedade e suas consequências; o tipo C, em que predomina a compulsão alimentar, principalmente por doces e chocolate; o tipo D, marcado por típicos sintomas depressivos, durante os quinze dias antes da menstruação; e o tipo H, caracterizado por inchaço e dor nos seios, dores de cabeça, gases e dores nas pernas. “Em alguns casos, existe uma mistura de sintomas dos tipos e alguns que não estão descritos, especificamente, em nenhum deles (baixa produtividade, hostilidade, choro fácil, fadiga, ganho de peso, etc.)”, reconhece o médico.

Uma forma de amenizar os sintomas e conviver relativamente bem com os efeitos da TPM é conhecer como funciona o seu ciclo menstrual. Chenciski esclarece que, na primeira metade dele, o estrogênio costuma determinar uma mulher mais ativa, com humor estável, mais cuidadosa de sua aparência, mais afeita aos contatos interpessoais, extrovertida e, quase sempre, mais preocupada com o trabalho do que com a casa.

Na segunda metade do ciclo, pelo domínio da progesterona a mulher se transforma. Embora seja mais colaboradora e menos competitiva no lado profissional, prefere não se expor, fica mais introspectiva, mais sensível, mais carente de atenção e sua preocupação com o “lar”, excede, em muito, sua atenção com as rotinas de trabalho no dia a dia.

Entre as várias possibilidades de tratamento, de acordo com o especialista, a homeopatia surge como uma escolha. Um dos pilares da homeopatia é o tratamento individualizado. Assim, como cada mulher pode apresentar a “sua TPM”, ela vai requerer, além de uma abordagem geral, que seu tratamento seja adequado às suas queixas e que se adapte à sua rotina. A homeopatia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, que permite um tratamento por meio de medicação única ou combinada para uma cura suave e duradoura. Os medicamentos homeopáticos são baratos e dever ser usado somente com prescrição de homeopata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário