Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Portugal: Investigador português estuda aumento da eficiência dos medicamentos no organismo

Um investigador da Universidade do Algarve está a desenvolver um novo tipo de nano contentores capazes de transportar medicamentos dentro do corpo humano, evitando que se degradem no estômago e libertando-os apenas no local onde devem actuar.

José Paulo da Silva, do Centro de Investigação em Química do Algarve (CIQA), disse à agência Lusa que os novos contentores, centenas de milhões de vezes mais pequenos do que o metro, permitem proteger as moléculas no seu interior, possibilitando um aumento da eficiência do medicamento com menor quantidade de substância activa.

Os nano contentores medem alguns nanómetros, sendo o nanómetro uma unidade de medida microscópica mil milhões de vezes mais pequena do que o metro linear.

“Se encapsularmos a substância activa dentro dos nano contentores e eles protegerem a molécula durante a sua passagem vai ficar disponível maior quantidade dessa substância activa, o que permite que se tome muito menor quantidade de medicamento”, explicou.

O especialista, que está a colaborar com várias universidades espanholas e norte-americanas, precisou que os nano contentores já são usados para o transporte de medicamentos, mas trata-se agora de “um novo tipo de transporte”, que permitirá alargar o espectro de medicamentos susceptíveis de ser encapsulados.

Os nano contentores de gerações mais velhas baseiam-se nas reacções dos compostos ao contacto com a água, enquanto os que agora são estudados reagem às diferenças de acidez (ph) nos vários locais do corpo.

“Ao atravessar o estômago, que tem um pH relativamente baixo, se a molécula tiver tendência para se proteger do pH indo para dentro do contentor, ele protege-a. Uma vez saída do estômago, com a subida do pH, ela poderá sair do contentor e desempenhar a sua acção. Tudo depende do mecanismo que faz com que a molécula entre e saia do contentor”, explicou.
Além dos usos clínicos, os nano contentores agora em estudo poderão ter outras utilizações, tais como a fabricação de novos materiais e, até, o controlo da natalidade nas aquiculturas.“Os peixes são capazes de detectar substâncias dissolvidas na água. Se pusermos cápsulas na água, algumas dessas substâncias entram para dentro dessas cápsulas e o peixe deixa de ter a percepção de que o composto existe na água. Isto é uma maneira de controlar o comportamento do animal. Se forem essas as substâncias que desencadeiam a reprodução, por exemplo, os peixes deixam de se reproduzir por um período, o que pode ter interesse para controlo da natalidade”, explicou o cientista.

A investigação em curso na Universidade do Algarve também trabalha o comportamento das nano cápsulas como catalisadores, que permitem acelerar reacções e obter compostos difíceis ou impossíveis de obter de outro modo.

As novas nano-cápsulas poderão ainda ser utilizadas na bioquímica e na biologia e também em ciências do ambiente, energia e ciências dos materiais, ou seja, “em qualquer aplicação que tire partido do armazenamento de compostos chave nestes nano contentores”, acrescentou José Paulo da Silva.

O trabalho do CIQA desenvolve-se em parceria com as universidades norte-americanas de Columbia, Dakota do Norte e Miami e as universidades espanholas de Huelva e Santiago de Compostela.

Fonte Destak

Nenhum comentário:

Postar um comentário