Objetivo da parceria é comercializar equipamentos para profissionais realizarem atendimento à distância
A Walgreen e a Cisco firmaram uma parceria para comercializar seu sistema de telemedicina da Cisco para funcionários com múltiplos locais de trabalho.
Como primeiro passo para atingir esse objetivo, a Take Care Health Systems da Walgreen – operadora de clínicas de trabalho e clínicas de varejo – assumiu a gestão da clínica de trabalho da Cisco na empresa de San José, Califórnia.
A instituição atende cerca de 11 mil dos 40 mil funcionários e dependentes da empresa. Entre os serviços de saúde e cuidado que oferece, pode-se destacar o cuidado primário, fisioterapia, quiropraxia, acupuntura, oftalmologia, e farmácia da Walgreens no local.
Desde 2008 os médicos da clínica de San José usam a tele presença para tratar remotamente os funcionários que freqüentam à clínica no local de trabalho da Cisco em Durham, Carolina do Norte. Uma enfermeira no local realiza os exames físicos e os médicos em San José recebem os dados digitais dos instrumentos que elas usam, como o estetoscópio e o otoscópio.
Com os sons e visualização destes instrumentos e os vídeos de alta-definição “os exames (feitos pelos médicos em São José) são equivalentes aos exames realizados pessoalmente”, afirmou Nirma Patel, médica, diretora de programa médico de empresas da Cisco.
Nesse mês, a Cisco irá expandir os programas de telemedicina quando lançar o programa de “teledermatologia”, afirmou Patel. Os dermatologistas da Universidade de Stanford irão usar o HealthPresence para examinar remotamente as condições da pele dos pacientes na clínica de São José. O objetivo é aumentar a produtividade e “manter nossos pacientes dentro de nossos centros médicos”.
A Walgreens gostou da ideia e pretende testá-la na sua nova clínica de saúde, na sede da empresa em Deerfield, Illinois, segundo Peter Hotz, vice-presidente dos serviços de saúde da Walgreens. Hotz afirmou que o sistema de telemonitoramento “ponto a ponto” usado nas instalações da Carolina do Norte da Cisco pode ser aplicada em outros locais, mas ele acredita que a HealthPresence também pode ser “aproveitada” para consultas especializadas com fornecedores em clínicas de locais de trabalho.
Os funcionários da Carolina do Norte já recebem serviços de gestão de doença, bem como de cuidados por meio da HealthPresence. Segundo Holtz, a Take Care já se envolve nos cuidados crônico há algum tempo, e a tele medicina pode ajudar a melhorá-los por meio do encontro “cara-a-cara”. Mesmo sendo remoto, ele disse, esses contatos são melhores de gerenciar dos que os casos com telefones.
Até agora, afirmou Patel, a Cisco vendeu a HealthPresence principalmente para HMOs e instituições de ensino. Parte do valor da parceria com a Walgreens – informa – é comercializar o produto para empresas que estão em muitos lugares.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário