Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Postos em SP recomendam vacinação antes de viagem nas férias

Quem já marcou viagem nas férias para locais que se enquadram como de risco para determinadas enfermidades deve ser vacinado com antecedência na rede pública de saúde.

Aqui no Brasil, as regiões rurais, ribeirinhas e de mata (ver lista ao fim do texto) são consideradas de incidência de febre amarela. A doença provoca febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes escuras e diminuição da urina.

A vacina, aplicada a partir dos nove meses, está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde). Pessoas que já tomaram uma dose nos últimos dez anos não precisa repeti-la e recomenda-se ir ao posto de saúde com dez dias de antecedência à viagem.

Já a imunização para o sarampo é para aqueles que vão viajar ao exterior. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, os casos identificados em 2011 estavam relacionados a vírus importados da Europa, África e Oceania.

A primeira dose de sarampo é dada com um ano de idade e a segunda, entre 4 e 6 anos. As duas doses também são indicadas para jovens de até 19 anos. Os adultos de até 50 anos precisam tomar uma única dose.

Os sintomas de sarampo incluem febre e manchas avermelhadas no corpo, acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite.

Postos de saúde no Estado de São Paulo
Os postos abrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h --ver a relação completa aqui. Na capital, a dose também é dada na sala de vacinação do Instituto Pasteur, na avenida Paulista, 393, que funciona também aos sábados e domingos, das 8h às 20h.

Áreas consideradas de risco para a febre amarela
- Estados do Norte e Centro-Oeste
- Minas Gerais, Maranhão e parte da Bahia, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
- Em São Paulo, municípios de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Marília, Assis, Botucatu, Itapeva e Sorocaba

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário