Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Pesquisa sugere que altos níveis de açúcar no sangue fazem as pessoas parecerem mais velhas

Resultados levam em conta fatores que influenciam no envelhecimento, como tabagismo, exposição ao sol e IMC

Longa exposição a altos níveis de glicose faz com que as pessoas aparentem ter mais idade do que realmente têm. É o que diz um estudo conjunto realizado pelo Centro Médico da Universidade de Leiden e pela área de Pesquisa & Desenvolvimento da Unilever.

De acordo com a pesquisa, pessoas com idade entre 50 e 70 anos, com altos níveis de açúcar no sangue, testadas sem que estivessem em jejum, consistentemente aparentavam ser mais velhas do que aquelas com níveis mais baixos de açúcar. Os resultados demonstraram que, para cada aumento de 1 mmol/litrode açúcar no sangue, a idade percebida aumentava em cinco meses.

A pesquisa também identificou que a idade facial percebida de diabéticos — que tiveram exposição a altos níveis de açúcar no sangue por um longo período — era mais elevada do que a de não diabéticos. De maneira importante, esses resultados permaneceram válidos após levar em conta fatores que sabidamente influenciam o envelhecimento facial, tais como tabagismo, exposição ao sol e índice de massa corporal (IMC).

Para Diana van Heemst, professora associada do Centro Médico da Universidade de Leiden, os resultados desse estudo ressaltam ainda mais a importância do controle dos níveis de glicose no sangue para o bem-estar e a saúde na meia idade avançada.

— O benefício associado de ter uma aparência mais jovem pode proporcionar uma motivação adicional para a adoção de mudanças saudáveis em estilo de vida por pessoas na faixa 50 a 70 anos de idade — considera a pesquisadora.

David Gunn, cientista sênior dos laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento da Unilever em Colworth Science Park, considera que, embora existam caminhos conhecidos através dos quais altos níveis de glicose poderiam influenciar o envelhecimento facial, serão necessárias pesquisas adicionais para que se possa identificar a verdadeira causa subjacente da aparência de envelhecimento.

O estudo, publicado na revista científica AGE, foi conduzido como parte da iniciativa Consórcio dos Países Baixos para o Envelhecimento Saudável, que busca entender como se pode preservar a saúde conforme os indivíduos envelhecem. Conduzida na Holanda, a pesquisa envolveu testes dos níveis de glicose no sangue de mais de 600 homens e mulheres sem que estivessem em jejum, que depois foram fotografados. Posteriormente sua idade real foi comparada com sua idade facial percebida por 60 avaliadores independentes.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário