Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Alunos de escolas públicas serão examinados por equipes de saúde a partir de março

Profissionais estarão em 50 mil escolas de 2.000 municípios do país

As condições de saúde de 11 milhões de estudantes de escolas públicas brasileiras serão avaliadas por médicos, enfermeiros e dentistas das unidades básicas de saúde a partir de março.

Os profissionais estarão em 50 mil escolas de 2.000 municípios do país.

A presidenta Dilma Rousseff falou sobre o assunto nesta segunda-feira (23) durante o programa oficial de rádio Café com a Presidenta.

- Muitas vezes, um problema de saúde, se não for identificado, pode atrapalhar o rendimento escolar.

Ela acrescentou que o governo deverá ainda envolver os pais no combate à obesidade infantil, problema que afeta um quinto das crianças brasileiras.

- Reduzindo a obesidade infantil, vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e o diabetes.

Dilma Rousseff destacou também as alterações no programa de vacinação infantil, que ocorrem a partir de agosto.

A vacina contra a pólio, conhecida como paralisia infantil, será injetável nas duas primeiras doses para bebês e crianças.

- Há 22 anos não registramos nenhum caso de paralisia infantil transmitido no país, mas a pólio ainda existe em 24 países. Como as pessoas viajam de lugar para outro e podem trazer o vírus, precisamos manter nossas crianças protegidas.

Entretanto, a dose oral, com a campanha do personagem Zé Gotinha, irá continuar para manter a proteção de crianças até cinco anos de idade.

Outra alteração no calendário de vacinação se refere à vacina pentavalente. Ela é a soma de duas vacinas já existentes: a da hepatite B e a tetravalente.

- Com uma só injeção, a vacina pentavalente vai proteger agora a criança contra cinco doenças: o tétano, a difteria, a coqueluche, a hepatite B e um tipo de meningite grave. A combinação das vacinas é boa para a criança, que vai precisar tomar uma injeção a menos, mas também é um avanço no processo de vacinação.

A presidente lembrou também que a meta do governo é investir R$ 7,6 bilhões para construir 6 mil escolas de educação infantil até 2014.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário