Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Círculo virtuoso: familiares de pessoas que fizeram cirurgias de redução de estômago têm maior propensão a emagrecerem também

Familiares de pessoas que fizeram cirurgia para redução de estômago podem acabar perdendo peso também, assim como se engajarem em rotinas de exercícios e uma melhor alimentação.

É isso o que indica um estudo recente sobre o tema, feito por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos EUA, e que acompanhou as famílias de 35 pacientes que se submeteram ao procedimento de redução de estômago (a chamada “cirurgia de bypass em y”).

Os membros das famílias desses indivíduos obesos chegaram a emagrecer até 3,6 Kg em média, afirmam os pesquisadores. Da mesma maneira, as crianças dessas famílias também diminuíram seu índice de massa corpórea (IMC).

“Os familiares podem acabar perdendo peso por estarem próximos da pessoa em tratamento contra a obesidade, o que quer dizer que acabam assimilando uma dieta mais restrita, normalmente indicada pelos médicos no pré e pós-operatório”, explica John Morton, um dos autores do estudo publicado no periódico Archives of Surgery.

De acordo com os pesquisadores, os indivíduos adultos dessas famílias, após um ano de acompanhamento, haviam modificado seus hábitos alimentares, diminuindo os consumos alimentares de fundo emocional e os episódios de descontrole alimentar. Tanto adultos quanto crianças indicaram que haviam aumentado seus níveis de atividades físicas no período. Isso também contribuiu para um aumento no nível metabólico desses indivíduos.

O efeito observado é um “círculo virtuoso” que já foi indicado por outros estudos envolvendo fumantes: quando a esposa ou o marido param de fumar o outro parceiro tem enormes chances de fazer o mesmo. Da mesma forma, há efeitos de “círculos viciosos”, onde pessoas próximas ganham peso quando um amigo tem maior descontrole alimentar ou é obeso.

Se outras pesquisas confirmarem que a cirurgia bariátrica tem esse tipo de efeito benéfico para a família dos indivíduos operados, dizem os pesquisadores, seria importante que os médicos responsáveis começassem a pensar em implantar programas de apoio aos familiares, potencializando o efeito do círculo virtuoso desse tipo de cirurgia.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário