Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Farmacêuticos clínico e administrativo são estratégicos para Hospital Santa Catarina

Instituição busca profissionais com experiência, proatividade, gestão de pessoas, visão sistêmica, foco no resultado, foco no cliente e boa capacidade de comunicação

Há dez anos, o farmacêutico desempenhava o papel de estoquista de medicamentos, sem nenhuma importância estratégica para a instituição de saúde. Hoje, o desempenho profissional contribui diretamente para rentabilidade da entidade e qualidade da assistencial.

O Hospital Santa Catarina, de São Paulo, possui 24 farmacêuticos, divididos entre clínicos, administrativos. Além dos atuantes nos departamentos de compras e consignados. “Os médicos solicitam cada vez mais um farmacêutico clínico ao lado deles”, conta a coordenadora da Farmácia do Hospital Santa Catarina, Giuliana de Lima Villas Boas.

A farmácia do Santa Catarina, reconhecida por sua modernidade, é totalmente digitalizada. O médico faz a prescrição de forma eletrônica, o auxiliar de farmácia prepara a medicação para determinada unidade e o farmacêutico clínico faz a análise antes da administração ser feita pelo enfermeiro. “E esses processos são todos rastreáveis”,diz a coordenadora.

O Hospital possui uma farmácia central, contemplada com palmtops, e nove satélites. Os dez farmacêuticos clínicos possuem tablets, segundo a coordenadora, para agilizar o trabalho.

“O farmacêutico fica em contato com os médicos, enfermeiros, nutricionistas e pacientes constantemente. Ele é bastante requisitado para tirar dúvidas a respeito dos medicamentos”, afirma Giuliana.

Já o administrativo é essencial para manter a organização do estoque, garantir o medicamento prescrito e controlar o excesso, impactando de forma significativa no desempenho financeiro do hospital.

Perfil e Carreira
Sete são as qualidades primordiais na seleção desse tipo de profissional, de acordo com Giuliana. São elas: experiência, principalmente na contratação dos clínicos; proatividade; gestão de pessoas; visão sistêmica, foco no resultado; foco no cliente e boa capacidade de comunicação, tanto escrita quanto verbal.

Para incentivar e valorizar a categoria, a entidade oferece um plano de carreira, hierarquizado por Júnior, Pleno e Sênior.

Futuro
Atualmente existem farmacêuticos clínicos em todas as Unidades de Terapias Intensivas; três adultas, uma neonatal e uma pediátrica e em duas unidades de internação. O Santa Catarina pretende implantar ainda em mais uma unidade de internação, Day clinic, maternidade e pronto atendimento.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário