Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Seis razões para seu filho dormir cedo

Rotina nos horários de sono ajuda a criança a se desenvolver melhor
Dormir e acordar cedo pode ajudar seu filho a prevenir a obesidade, aumentar o desempenho escolar e até lidar melhor com frustrações

Ao dizer que “criança que dorme cresce mais”, a sabedoria popular acertou. Mas faltou dizer que dormir bem e acordar cedo ajuda crianças e adolescentes a crescer bem, prevenir a obesidade e até lidar melhor com frustrações. Especialistas listaram seis razões para começar uma rotina e colocar disciplina na hora de dormir do seu filho. Dormindo cedo, seu filho pode...

1. Ser menos ansioso
Uma pesquisa da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos mediu os padrões e o tempo de sono de crianças entre dois anos e meio e três anos. Depois, registrou as expressões faciais dos pequenos montando quebra-cabeças em um dia de sono completo e quando eles não haviam dormido bem.

Em estudo divulgado no início do mês, os pesquisadores descobriram que os níveis de ansiedade e irritação aumentam quando as crianças saem da rotina e perdem uma soneca. Ao mesmo tempo, cai a capacidade infantil de lidar com frustrações. “Crianças que não dormem o suficiente ficam irritadas, ansiosas e não conseguem brincar direito”, explica Rosa. Por isso é preciso criar uma disciplina para dormir sempre no mesmo horário, o que influencia a qualidade do sono.

2. Prevenir a obesidade
Segundo um estudo realizado pela Universidade do Sul da Austrália e publicado na revista “Sleep”, as crianças que dormem mais cedo e, consequentemente, também acordam mais cedo, são mais ativas e magras que aquelas que vão pra cama tarde, mesmo com a mesma quantidade de sono. Adolescentes que dormem tarde não compensam a necessidade de sono adequadamente.

Andrea Bacelar, neurologista e vice-presidente da Associação Brasileira de Sono, explica que é comum encontrar jovens com síndrome de atraso de fase. “A maioria das pessoas dorme por volta das 23 horas e acorda entre 6 e 7 horas da manhã. Quem sofre do atraso de fase somente tem sono na madrugada, entre 3 e 4 horas da manhã, e estende este sono quase até a hora do almoço”, diz ela. “Estas pessoas têm um atraso na curva do hormônio promotor de sono, chamado melatonina”.

De acordo com Andrea, estes fatores alteram o metabolismo de aminoácidos – a leptina e a grelina - fundamentais para manter um equilíbrio energético. Como consequência, o apetite e o peso aumentam.

3. Melhorar o desempenho escolar
O pediatra Gustavo Moreira, do Instituto do Sono, explica que o sono adequado ajuda a memória e a capacidade de aprendizagem. Para o médico, as crianças e adolescentes devem ter horários regulares para dormir e, no final de semana, esta rotina não pode variar muito, para não gerar um débito de sono.

Por exemplo: durante a semana, um adolescente dorme às 22 horas e acorda às 6. Mas aos finais de semana dorme às 6 horas da manhã e acorda ao meio-dia. Na segunda ele tem que voltar à rotina de levantar às 6 horas, mas provavelmente não vai conseguir dormir cedo no domingo, pois acordou tarde naquele dia.

Para calcular o débito de sono, subtraia a média de horas dormidas nas noites de domingo a quinta-feira da média de horas dormidas nas noites de sexta e sábado. Um débito de sono superior a duas horas significa que seu filho está dormindo pouco durante a semana. “Dormir bem também ajuda na memória e capacidade de concentração”, explica o médico.

4. Ter um crescimento adequado
Outra característica do sono adequado é a produção do hormônio de crescimento, chamado pela sigla em inglês de GH (“growth hormone”). A maior produção do GH é sempre à noite, das 21 às 4 horas da manhã. “Quando a criança, por vários motivos, não está na cama neste horário, a produção de GH declina e ela pode crescer menos”, explica Gustavo Moreira.

5. Manter os ossos fortes
Ao dormir e acordar tarde, crianças – e principalmente os bebês – perdem a maior fonte de vitamina D. “Por meio do sol, nosso organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos”, explica a neurofisiologista Rosa Hason, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Ela recomenda que as crianças tomem o banho de sol antes das 9 horas da manhã.

6. Ajustar o relógio biológico
A psicóloga Renata Soifer Kraiser, autora do livro “O Sono do Meu Bebê” (CMS Editora), explica que a melatonina, hormônio que estimula o sono e indica ao cérebro que é noite, é produzido das 20 às 21h30. “Depois deste horário a criança volta a se agitar e é difícil convencê-la de que ainda é hora de dormir, pois a mensagem do organismo já passou”, explica. Por isso, se passar daquele horário, a criança continuará com sono – mas estará desperta e será difícil mostrar a ela que ainda é noite.

Fonte Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário