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segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Foco no paciente é tendência para o mercado de farmácia

De acordo com o porta voz do Conselho Federal de Farmácia, não adianta o estudante pegar um diploma e achar que ele está fazendo grande coisa para a saúde. É preciso realizar os serviços com ênfase no público

Uma das principais tendências de mercado no segmento de farmácia é o foco no paciente. Segundo o diretor da secretaria geral do Conselho Federal de Farmácia, José V. Silva Lopes Júnior, a entidade recomenda que o profissional direcione seu aprendizado ao público.

“Não adianta o estudante pegar um diploma e achar que ele está fazendo grande coisa para a saúde. É preciso realizar os serviços com ênfase no público”.

De acordo com Lopes, as atividades no ramo de farmácia estão atreladas a três principais núcleos: pesquisa e produção de medicamentos, assistência farmacêutica e análises clínicas. Dentro desses núcleos, existe uma grande quantidade de atividades onde os profissionais da área podem atuar.

No entanto, independente do tipo de atividade realizada é importante que o profissional esteja ciente de que seus esforços em pesquisa, análises, realização de exames, desenvolvimento de medicamentos, área embrionária e assistência farmacêutica visam contribuir com o bem-estar do consumidor final.

Farmácias comerciais
Segundo a diretora de cursos da Associação Brasileira de Farmacêuticos, Naira Villas Boas Vidal de Oliveira, o mercado de farmácias comerciais tem sido um dos que mais possuem oportunidades de emprego. “Desde a década de 90, os estabelecimentos comerciais apresentam grandes ofertas profissionais”.

Para Naira, no entanto, existem muitos gargalos nas farmácias comerciais que precisam ser solucionados. “Existe uma pressão muito grande em relação ao lucro, muitos pontos ainda não respeitam a legislação vigente e comercializam os remédios sem receitas médicas”.

Fonte SaudeWeb

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