Para já, o acesso será apenas reservado aos profissionais de saúde e deve estar a funcionar este ano.
Os portugueses vão poder aceder, em breve, aos seus dados de saúde. A promessa foi deixada por Manuel Teixeira, secretário de Estado da Saúde, num encontro organizado pela Ordem dos Enfermeiros sobre os sistemas de informação. Para já, segundo o governante, a ideia é ter operacional, até ao fim do primeiro semestre do ano, a Plataforma de Dados de Saúde, que será primeiro apenas acessível aos profissionais, para depois serem os utentes a poder «ter acesso a informação clínica até agora depositada nas instituições de saúde».
Apesar da crise e dos sucessivos cortes na Saúde, o investimento na área dos sistemas vai manter-se, assegurou o secretário de Estado, até porque, defendeu, estes são fundamentais para um Serviço Nacional de Saúde que quer ser eficiente.
O coordenador da Comissão para a Informatização Clínica deu conta do avançar dos trabalhos, em conjunto com a Comissão Nacional de Protecção de Dados. A ideia é ter a informação disponível num sistema que será, além de tudo, adaptado às necessidades dos utentes. O que faz todo o sentido, segundo a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, já que a informação clínica é relativa a pessoas, pelo que também os cidadãos devem ter direito a ter acesso a ela.
Fonte Destak
Nenhum comentário:
Postar um comentário